O quarto Clube da Soja reuniu, no último final de semana, 300 produtores de todo o Brasil em Santa Catarina, para discutir o modelo do seguro rural e o volume de recursos para armazenamento de grãos e controle de pragas. Considerado um dos principais problemas da logística nacional, os produtores avaliam que a proposta de investir R$ 25 bilhões em armazenagem em cinco anos é insuficiente. Para eles, é necessário que o governo invista, no mínimo, R$ 35 bilhões.
Fabricio Rosa, diretor da Aprosoja, conta que a meta não deve ser o valor fixo, mas sim alcançar 100% da armazenagem para zerar o déficit.
– Em 10 anos, termos que ter pelo menos 120%, que é o que a FAO representa na capacidade estática para um país que quer fazer a gestão de uma safra pra outra – conta o executivo.
Outro ponto discutido no encontro foi o controle de pragas, como a helicoverpa e nematoides.
Por fim, nas discussões sobre os desafios do agronegócio os presentes concordaram com a necessidade da atualização do sistema do Seguro Rural . Para a Aprosoja, o modelo atual não está adaptado a necessidade dos produtores por ter uma cobertura baixa e que não contempla todas as culturas. O professor da Fundação Getúlio Vargas Roberto Rodrigues calcula que o seguro atual cobre menos de 6% da área cultivada.
Fonte: Canal Rural