Ministério da Agricultura fez proposta de Cooperação Brasil-Japão sobre Infraestrutura e Logística.
Nesta quarta-feira (04), a Aprosoja Brasil participou de uma proposta de Cooperação Brasil e Japão referente a infraestrutura e a logística. O encontro aconteceu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a participação da ministro Neri Geller, secretário de Política Agrícola, Seneri Paludo, embaixador do Japão, Kunio Umeda, além de outros convidados. A ideia da reunião foi mostrar os gargalos da logística e da infraestrutura do agronegócio brasileiro, por meio de dados e pesquisas, fomentando possíveis firmações de contratos no setor.
Após as apresentações do governo brasileiro o grupo de japoneses que presenciou a reunião fizeram perguntas e comentários sobre os dados. Ao final do encontro o ministro da Agricultura, Neri Geller sugeriu fazer um Grupo de Trabalho (GT) referente à proposta de cooperação Brasil e Japão. “Vamos criar um Grupo de Trabalho, no qual o Mapa, Ministério dos Transportes e a Secretária de Portos juntos com os representantes japoneses (setor privado e público), articulando e elaborando propostas para os gargalos logísticos”, disse Geller. Dessa forma ficou pré-agendado para o dia 11 desse mês um encontro para indicar os parceiros e participantes do GT.
Cenário Atual
Durante encontro os representantes do governo Brasileiro, apresentaram a atual situação da logística nacional, apontando uma necessidade de reequilibrou na matriz de transporte. Para o secretário de Política Agrícola, Seneri Paludo, o transporte nacional deve ser adaptado, gerando assim um maior aproveitamento das ferrovias e hidrovias. Isso porque, atualmente o Brasil utiliza 61% do transporte rodoviário, 21% ferroviários e 18% do hidroviário, segundo dados da CNA de 2013. Paludo falou ainda da previsão da safra nacional 2021/22, na qual a produção de soja chegará a 39,1 milhões de toneladas e a de milho 28,16 milhões de toneladas, para o secretário essas dados mostram que o país precisa melhorar os gargalos logísticos com eficiência e agilidade.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil