Mapa recebe documento com as demandas do setor.
Nesta terça-feira (01), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja entregou ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller a Carta Aberta da Soja. O documento foi elaborado pela cadeia da soja e pretende proporcionar um amplo debate para que se estabeleçam estratégias de médio e longo prazo para o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro.
A Carta foi entregue ao ministro Neri Geller e ao secretário de Política Agrícola, Seneri Paludo pelo presidente da Câmara Setorial, Glauber Silveira. Para Silveira a Carta frisa a importância da soja, pois a oleaginosa se tornou a mais importante commodity agrícola mundial. “Infelizmente no Brasil ainda temos diversos gargalos na cadeia produtiva da soja, um deles por exemplo é a logística. Atualmente os investimentos federais na área de logística caíram de 1,8% do PIB para 0,23 do PIB em 2010, esse número tem que aumentar, chegar pelo menos a 1%”,afirmou Silveira.
Já o ministro, Neri Geller, recebeu o documento com satisfação e destacou a eficiência do setor em elaborar a Carta. Para Geller a cadeia deve trabalhar de forma integrada e convergente e garantiu que irá passar aos secretários do Mapa, essa semana, as demandas do documento.
O presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, acredita que a Carta possa ser um instrumento de ações para garantir um maior desenvolvimento para a agropecuária nacional. “É um documento focado na valorização, organização e planejamento do país. Nada mais que a busca por uma produção sustentável, desta que é principal cultura no cenário econômico e social do Brasil”, afirmou Dalpasquale.
A ideia da Carta Aberta da Soja
Em maio deste ano o 4º Clube da Soja, na cidade de Florianópolis, recebeu a reunião da Câmara Setorial da Soja do Mapa, na qual foi feita a discussão e elaboração do documento com as principais demandas da cadeia produtiva da soja. Ao final, a propostas foram dividias em quatro grandes temas: Logística, Política Agrícola, Defesa Vegetal e Segurança Jurídica. O documento será entregue ao Governo, Congresso Nacional e aos presidenciáveis, como um posicionamento da cadeia da soja sobre estes importantes temas.
Leia a Carta-Aberta-da-Soja
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil