A Aprosoja Brasil participou da premiação nacional de máxima produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil da safra 2013/2014.
Homenagear e reconhecer os sojicultores brasileiros foi o que aconteceu na manhã desta quinta-feira (24/07), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com a presença do ministro da pasta, Neri Geller, o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) realizou a premiação dos campeões nacionais e regionais do desafio nacional de máxima produtividade. O desafio (como é chamado) tem como objetivo prestigiar os sojicultores que tiveram o maior destaque na produção, de maneira sustentável.
A produtividade foi determinada pela combinação de inovação, tecnologia e uso de boas práticas. No total foram 5 ganhadores (dos estados MG, BA, SP, MS e PR) selecionados pelo CESB. O sojicultor com maior destaque, obteve a produtividade de 117, 3 sacas por hectare. Um desempenho extraordinário, quando comparado com outros produtores brasileiros, nos quais a média não chega a 60 sacas por hectare.
Para o vice presidente do CESB, Odílio Balbinotti Filho, participar do “desafio” é uma forma de adquirir mais informação e estar conectado com as novas tecnologias. “O produtor participante aprende a usar novas tecnologias, conseguindo alavancar ainda mais sua produtividade”, afirmou o vice presidente do CESB.
Representando a Aprosoja Brasil e a Mato Grosso, o diretor técnico da entidade, Nery Ribas afirmou que o evento é uma forma de valorizar os produtores. “O desafio de máxima produtividade mostra o potencial que tem o produtor brasileiro. Os resultados exibidos no evento confirmam que o sojicultor pode produzir mais, ocupando menos área e com mais sustentabilidade, tudo o que o produtor quer”, disse Ribas.
Para encerrar a cerimônia o Ministro do Mapa, Neri Geller, parabenizou os ganhadores do desafio e afirmou que o Mapa tem comprometimento com o campo e trabalha para aprovar cada vez mais políticas públicas para o setor.
Fonte: Aprosoja Brasil