Produtores brasileiros terão mais uma opção para escoar a sua produtividade, além reduzirem custos com fretes.
Foi com satisfação que a Aprosoja Brasil participou nesta terça-feira (05/08) da cerimônia de assinatura do contrato de adesão da estação transbordo de carga Itaituba no estado do Pará. Para a entidade a abertura desse Porto traz melhorias, pois é mais um ponto para escoar a produção de soja nacional, reduzindo os custos com fretes, além de amenizar os problemas de logística existentes na agricultura brasileira.
Cerimônia
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, participou da cerimônia e ressaltou a importância de se ter um porto na região Norte do país. Para o representante da pasta, o Porto gera uma nova fonte econômica para a população local, atraindo novos investidores.
O ministro-chefe da Secretária Nacional dos Portos (SEP), César Borges, frisou o setor do agronegócio como fator importante da balança comercial brasileira, destacando a produção de grãos. Borges acredita que a abertura de mais um porto permitirá a instalação de um complexo de estocagem de diferentes modais (rodoviário e hidroviário).
Foco na exportação
Segundo dados da Conab, até o momento, o Brasil exportou mais de 45 milhões de toneladas de grãos de soja da safra 2013/14. Para o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, ter uma nova abertura para escoar a produção é essencial para o produtor, que quebra recordes anualmente de produtividade. “Para nós, é essencial ter mais uma opção que facilite a exportação, pois reduz o nosso custo com o frete”.
Fonte: Aprosoja Brasil