Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Planejamento, Orçamento e Gestão autorizaram leilões de milho no Brasil. A Portaria Interministerial nº 798, publicada no Diário Oficial da União desta quarta (06/08) estabelece os parâmetros para o Programa Equalizador Pago ao Produtor Rural (PEPRO) e disponibiliza. Para a Aprosoja Brasil a ação dos Ministérios mostra compromisso com a rentabilidade do produtor rural.
Nas últimas semanas, Aprosoja Brasil solicitou o PEPRO ao ministro do Mapa, Neri Geller e o secretário de Política Agrícola do Mapa, Seneri Paludo, apresentando o volume necessário para cada região produtora, totalizando mais 15 milhões de toneladas de milho. Para o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o preço do milho vem caindo muito e já está abaixo do mínimo garantido pelo Governo. “A Portaria Interministerial publicada deve atenuar a queda de preços pela previsão de aumento da oferta do produto, fazendo com que o produtor receba ao menos o preço mínimo do milho”, afirma Dalpasquale.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Ricardo Tomczyk, o ideal seria que os produtores rurais não precisassem deste tipo de intervenção governamental. “Nosso foco é buscar a solução para este problema. Precisamos de investimentos em infraestrutura, pois com a intermodalidade teremos preços mais adequados para o milho”, frisa Tomczyk. A Conab, deve publicar nos próximos dias os editais informando o volume do milho e o Prêmio que será pago para cada região.
Leia na íntegra a Portaria Interministerial publicada no Diário Oficial da União.
Fonte: Aprosoja Brasil com Aprosoja MT