Soja Brasil tem sua primeira parada em Cristalina (GO), no dia 19 de agosto
A caravana do Soja Brasil estreia nesta terceira edição do projeto com realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil). A primeira parada será em Cristalina (GO), no próximo dia 19. É a primeira vez que a iniciativa conta com a carreta do Canal Rural para levar conhecimento e capacitação aos produtores das regiões visitadas. O veículo equipado com sala de vídeos terá encontros entre sojicultores, palestras de profissionais ligados à Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Rota Goiás
Depois de Cristalina, a carreta continua pelo estado, levando o evento para Joviânia, no dia 20; Jataí, no dia 21; e Mineiros, no dia 22. Em cada cidade, a agenda começa com uma apresentação do consultor do Soja Brasil, Áureo Lantmann, fazendo uma retrospectiva sobre as duas primeiras edições do projeto. Os agricultores de Goiás acompanharão as palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Seguro Agrícola. Em Cristalina e Joviânia, os agricultores ainda saberão mais sobre Direitos Trabalhistas no Campo. Em Jataí e Mineiros, o assunto é o Fundo de Incentivo à Cultura da Soja. Palestras técnicas com pesquisadores da Embrapa completam a agenda.
Fórum Goiás
De Mineiros, o projeto parte para Rio Verde, onde será realizado o primeiro fórum Soja Brasil na safra 2014/2015. O debate acontece no dia 25, a partir das 14h30, no salão de eventos do Sindicato Rural do município. Para o presidente da Aprosoja Brasil, o Fórum é uma forma do produtor estar ainda mais qualificado para produzir sua safra.
“Conhecimento e técnica são necessários e fundamentais para se produzir com rentabilidade e sustentabilidade. E é exatamente isso que o Projeto faz, por meio dos Fóruns e da própria Caravana ele capacita ainda mais o produtor, mostrando os cenários econômicos e tira dúvida sobre as técnicas de produção”, afirma Dalpasquale.
Primeiro Fórum, palestrantes de peso
O primeiro painel, sobre “Políticas públicas e impactos nos custos de produção”, começa às 15 e contará com a presença de Glauber Silveira, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja; Bartolomeu Braz Pereira, presidente da Aprosoja Goiás e vice-presidente Institucional da FAEG; e Marcelo Hiroshi Hirakuri, pesquisador da Embrapa Soja; além do depoimento do agricultor Ênio Fernandes, que produz grãos e cana.
Já o segundo painel, sobre perspectivas para os mercados de soja e milho, reúne Liones Severo, diretor da SIM Consult; Paulo Molinari, analista de Safras & Mercado; Almir Dalpasquale, presidente da Aprosoja Brasil, e Ênio Fernandes, produtor rural em Rio Verde.
O fórum terá apresentação do jornalista João Batista Olivi e será transmitido ao vivo pela TV, no Canal Rural, e pela internet, no site C2 Rural(www.c2rural.com.br), a partir das 15h. Os telespectadores já podem encaminhar perguntas aos painelistas pela Fanpage do projeto no Facebook (facebook.com/projetosojabrasil).
Parceiros
O Projeto Soja Brasil tem coordenação técnica da Embrapa e consultoria de Safras & Mercado. O patrocínio é de Basf e Mitsubishi Motors, e o apoio da Yara Brasil Fertilizantes. Na realização desta etapa, o projeto tem parceria com a FAEG e da Aprosoja Goiás, e conta com o apoio local do Senar Goiás e do Sindicato Rural de Rio Verde.
Fonte: Aprosoja Brasil com Canal Rural