Na última quinta-feira (25), a Aprosoja Brasil participou da Câmara Temática de Negociações Internacionais do Ministério da Agricultura (Mapa). A entidade solicitou ao presidente da câmara, Eduardo Riedel, atualmente presidente da Famasul, uma monção ao ministro solicitando empenho para acabar com a assincronia de aprovação de transgênicos.
Atualmente, embora o Brasil aprove um número considerável de eventos transgênicos na CTNBio todos os anos, a China, além de países do leste asiático e do bloco europeu demoram muito para liberar sua comercialização. Com isso, os produtores brasileiros de grãos são fortemente prejudicados por não poderem usar essas tecnologias.
Segundo Fabrício Rosa, diretor executivo da Aprosoja Brasil, a ideia é que o ministro possa em cada viagem internacional incluir em sua agenda ações junto aos governos desses países para buscar soluções no curto prazo e evitar prejuízos para a cadeia de grãos. “Hoje após aprovada comercialmente para ser usada no Brasil, uma nova soja ou milho com tecnologia transgênica só pode ser exportada para China, Japão ou Holanda, por exemplo, se estes países também aprovarem sua comercialização em seus territórios e isso tem demorado muito, de 3 a 5 anos.”
Histórico da Câmara
A Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais foi instalada pelo então Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues no dia 11 de junho e realizou, em Brasília, sua 1° Reunião Ordinária em 02 de julho de 2003. Na ocasião foi empossado Gilman Viana Rodrigues como Presidente da Câmara e Carlos Nayro Coelho como Secretário-Executivo. Atualmente, o cargo de Secretário-Executivo é ocupado por Benedito Rosa, diretor de assuntos comerciais do Ministério da Agricultura.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil