Produtores plantaram apenas 4% da área prevista para a oleaginosa. Pausa imposta pelo clima ainda não compromete a produção.
A estiagem que atinge Mato Grosso do Sul nos últimos dias está atrapalhando o plantio da safra 2014/2015 de soja no estado. A avaliação é da mais recente circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), que aponta que até o momento apenas 4% da área que deve ser destinada ao plantio foi semeada, o que corresponderia a cerca de 92 mil hectares.
Segundo o Siga, a região mais afetada pelo clima seco é o norte do estado, onde estão localizados importantes municípios produtores, como Coxim e São Gabriel do Oeste. Porém, a interrupção do plantio ainda não é motivo de preocupação, afirma o gestor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Lucas Galvan. “A pausa imposta pelas condições climáticas até agora não compromete a qualidade da produção”, avalia.
O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), prevê estiagem para os próximos dias. “A estimativa é de que as precipitações pluviométricas ocorram somente a partir da segunda quinzena do mês, em quase todo o estado, mas principalmente na região sul”, afirma Cátia Braga, meteorologista do Cemtec. “Estamos vivendo um período de alta pressão, onde as temperaturas são altas e a umidade do ar baixa, entre 15% e 20%”, completa a especialista.
Fonte: G1 ( publicado em 12/10/2014)