Painel que reabre Caravana Soja Brasil em MT reforça importância da atenção redobrada do produtor na safra 2014/2015
A safra de soja 2014/2015 precisa ser acompanhada com atenção redobrada pelos produtores de Mato Grosso em função de fatores como o aumento do custo, os problemas com o clima, os ataques de pragas e doenças e a qualidade das sementes. O alerta é do diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Nery Ribas, ao reforçar o convite aos agricultores do Estado para assistirem ao Fórum Soja Brasil: Manejo de Resistência de Fungicida, que ocorre no próximo dia 24, em Primavera do Leste. O evento faz parte da retomada da Caravana Soja Brasil no Estado, neste ano.
“O produtor tem que estar muito atento nesta safra 14/15. Precisa procurar seus consultores, avaliar de perto, pois estamos em um momento de muita atenção quanto ao aumento dos custos (cerca de 3%). Além disso, temos chuvas ainda irregulares, com bolsões de seca e, principalmente, pragas e doenças. Este tema do fórum vem numa época importante, justamente quando o pessoal inicia o uso de fungicidas”, destacou Ribas.
O tema do Fórum foi especialmente escolhido por conta da resistência das pragas e a peculiaridade da safra atual. Ele será debatido junto a um público presente esperado de 150 produtores, mas, como ocorre em toda edição do projeto, a palestra será transmitida ao vivo pelo site do Canal Rural (C2 Rural), realizador do evento que tem a Aprosoja-MT como parceira. O painel será às 19 horas, no Sindicato Rural de Primavera do Leste.
Caravana – Em Mato Grosso, o Auditório Móvel do Canal Rural – montado no caminhão da emissora – percorrerá dez cidades ao longo de 14 dias de eventos. Ao todo, serão duas semanas de capacitação por meio da Caravana, que tem o Senar-MT como parceiro.
Após o debate em Primavera, o auditório móvel do Canal Rural segue viagem a Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera. Serão 1.370 quilômetros rodados em 14 dias de viagem.
Fonte: Ascom Aprosoja MT