No primeiro encontro com a Ministra, a entidade reforça a necessidade de se liberar o aditivo ao orçamento para a subvenção ao prêmio do seguro rural prometido pelo Governo.
Nesta segunda-feira, 19/01/15, a Aprosoja Brasil participou da primeira reunião com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. O encontro aconteceu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também teve como convidados os representantes de outras associações de produtores de grãos, fibras e oleaginosas. A ministra explicou que desde que assumiu o ministério (início de janeiro) está reunindo o agronegócio brasileiro para ouvir as principais demandas do setor.
Durante o encontro todos os representantes do setor tiveram a oportunidade de se manifestar. O presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, em sua fala destacou a necessidade de se liberar o aditivo ao orçamento para a subvenção ao prêmio do seguro rural, de 300 milhões reais, prometido pelo Governo. “Devido à estiagem em vários estados brasileiros, os produtores precisarão acionar o seguro, mas hoje eles ainda terão de tirar do que não tem para pagar a parte do Governo na apólice”, destacou Dalpasquale.
Outros pontos também foram ressaltados pelo presidente da Aprosoja Brasil, como a necessidade de renovar a emergência fitossanitária devido a Lagarta Helicoverpa armigera no Piauí, pelo ataque intenso da lagarta e a necessidade de manter a autorização de produtores liberados emergencialmente, como o vírus, armadilhas e o Benzoato.
Para promover o desenvolvimento da região do MAPITOBA, Almir sugeriu a implantação do Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) ferramenta que permite mapear e gerar informações qualificadas para o governo e iniciativa privada investirem na região. O projeto leva por meio de satélites informações referente ao uso e ocupação do solo, dados de infraestrutura, entre outras, a ideia é promover o desenvolvimento dessa região de fronteira.
A ministra Kátia Abreu afirmou a necessidade de dar mais qualidade e estrutura a da região do MAPITOBA. “Pretendemos fazer um plano de desenvolvimento dessa região. Minha ideia é que essa região cresça diferente, com logística e com o poder público contribuindo para esse crescimento”, afirmou a ministra Kátia Abreu.
Outro ponto colocado durante o encontro foi à referente necessidade a edição da Instrução Normativa de Refúgio. “Não precisamos que o Mapa fiscalizar, mas ajudar dizer os diretos e deveres dos atores envolvidos dentro desta Norma”, frisou o presidente Almir.
Ainda em pauta
A reunião com a ministra durou mais de duas horas e muitos assuntos foram colocados em debate, como: obrigatoriedade do emplacamento de máquinas agrícolas, PCA e EGF.
Para a Aprosoja Brasil o encontro foi de suma importância, pois reforça o diálogo com a pasta. O presidente da entidade, Almir Dalpasquale, disse que essa primeira reunião mostrou de forma clara a disponibilidade da ministra com o setor e a necessidade de todos estarem alinhados para o crescimento do agro. “Não são só as entidades por si e nem só o Ministério, mas para resolvermos os grandes desafios que temos pela frente é necessário trabalhar de forma conjunta e articulada”.
O presidente da Aprosoja Brasil, Dalpasquale, ao sair da reunião com a ministra, afirmou ainda que as expectativas com gestão de Kátia Abreu no MAPA são as melhores. “Conheço o trabalho de Kátia Abreu há anos. Acompanhei a gestão dela na CNA e como Senadora Federal e estamos otimistas com a gestão dela no Ministério da Agricultura”.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil
Parabéns pelo artigo,adorei!