Nesta, quinta-feira (12/03), o Canal Rural e a Aprosoja-RS promoveram a palestra sobre Manejo Integrado de Pragas.
A palestra foi ministrada, na Carreta do Canal Rural, dentro do parque da Expodireto Cotrijal, pelo pesquisador da Embrapa José Magid Waquil.
O evento teve como esclarecer as formas de fazer o manejo integrado de pragas. No primeiro momento o pesquisador explicou as seis maneiras para alcançar o manejo adequado. Segundo o Waquil, por meio da dessecação antecipada, tratamento de sementes, áreas de refúgio, controle de plantas daninhas e voluntárias, monitoramento de pragas e rotação de culturas é possível fazer a estratégia adequada, pois cada ação complementa a outra.
“Quando fazemos o manejo garantimos a sustentabilidade e a eficácia da produção”.
Outro ponto discutido foi a necessidade de manter uma distância de 800 metros da plantação de refúgio e da lavoura com o uso da tecnologia Bt, pois é neste raio que o produtor conseguirá evitar a reprodução de mariposas resistentes ao Bt.
“Por meio das ações não queremos erradicar a população de mariposas, mas sim diminuir suas ações”, afirmou o palestrante, pesquisador Waquil.
Ainda durante a palestra, os participantes puderam interagir, tirando dúvidas e fazendo comentários do cotidiano das lavouras. Para o presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira o palestrante/pesquisador trouxe informações essenciais para ajudar o produtor na aplicação de defensivos. “Percebemos, na apresentação mostrada, que que o agricultor pode conseguir complementar o equilíbrio da lavoura usando o manejo”.
Interatividade
A abertura da palestra contou com quiz, realizado pelos palestrantes. A brincadeira aconteceu por meio de um controle remoto, no qual os participantes marcavam as respostas que julgassem correta. Após ele responderem, era divulgado as respostas corretas e porcentagem de acertos que cada pergunta teve. O quiz foi uma forma de colocar o assunto em evidência, a avaliar o que público sabe sobre a prática de manejo e criar um ambiente mais harmônico.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil