André Nassar diz que taxas devem se aproximar da Selic, que está em 12,75%
O novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura afirma que o aumento de juros do novo Plano Agrícola e Pecuário deverá ficar abaixo da taxa Selic, atualmente em 12,75%.
André Nassar, que teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União nesta segunda, dia 30, se reuniu com representantes do setor produtivo e da Frente Parlamentar da Agropecuária, em Brasília. Atualmente, a Selic está em 12, 75%, quase dois pontos percentuais a mais do que em junho do ano passado, quando a taxa era de 11%. No lançamento do Plano Safra 2014/2015, em maio passado, o aumento médio foi de um ponto percentual, deixando as faixas de juros entre 4% e 6,5%, conforme a modalidade de financiamento.
Na época, o Ministério da Agricultura argumentou que o aumento nos juros foi menos que o aumento da Selic, que estava 1,5 ponto percentual mais alta que em 2013. Se o novo plano safra seguir a mesma lógica, como afirmou André Nassar, os juros do custeio, os mais altos do Plano Safra 2014/2015, poderão ficar em torno de 8% – antes do anúncio do próximo plano safra, o Conselho de Política Econômica e Monetária (Copom) deve se reunir mais uma vez e há chances de que a Selic suba ainda mais.
Seguro rural
O encontro durou cerca de duas horas e tratou, principalmente, de seguro rural. André Nassar prometeu avaliar as demandas trazidas pelo setor e ter respostas até junho, quando deve ser lançado o novo Plano Safra. Entre os principais pontos pedidos estão a liberação de recursos atrasados e futuros e impedir a venda casada dos bancos. A reformulação do modelo de seguro rural também está entre as prioridades do novo secretário, mas só deve avançar a médio prazo, de dois a três anos.
Fonte: Canal Rural