A Aprosoja Brasil participa do Global Forum agri benchmark Cash Crop, nesta semana
Pela primeira vez, o Brasil será sede do encontro anual do Global Forum agri benchmark Cash Crop, que acontece em Goiânia, de 13 a 16 de julho, no Hotel Mercure. O evento reunirá aproximadamente 50 especialistas em agronegócio de 19 países que apresentarão e discutirão resultados de pesquisas e de trabalhos realizados em seus países.
Entre os temas de destaque estão a reação de produtores de todo o mundo à diminuição dos preços agrícolas e também questões tecnológicas, como os ajustes estratégicos do manejo das lavouras diante das plantas invasoras resistentes a herbicida.
O objetivo do agri benchmark é gerar e difundir análises e dados confiáveis sobre a tendência da produção agrícola mundial. O Fórum Global de Grãos e Cana agri benchmark é coordenado pelos Institutos alemães Thünen-Institute (TI) e DLG e, no Brasil, tem o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), Esalq/USP como parceiro. A Conferência atual conta também com o apoio da Aprosoja Brasil e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
Na conferência, dentre os pesquisadores, Pipat Weerathaworn, da Tailândia, discutirá a expansão da indústria sucroalcooleira no seu país. Micheal Langemeier, dos Estados Unidos, enfocará as ações dos produtores de milho num contexto de preços em baixa. Ben Lang, do Reino Unido, comentará os novos desafios de pequenos produtores de grãos na União Europeia. Dmitri Rylko, da Rússia, compartilhará sua opinião sobre a produção agrícola russa. Wachira Kaguongo, da Quênia, discutirá o mercado de terra para pequenos produtores de seu país.
Estão na programação também Comparação da produção de cana-de-açúcar do Brasil, Tailândia, África do Sul e Vietnã e Mercado do arroz do Sudoeste asiático em comparação ao da África Subsaariana.
As apresentações e discussões nos dias 13, 14 e 15 são restritas aos membros do agri benchmark Grãos e Cana-de-Açúcar. Já a programação do dia 16 é aberta a convidados nacionais e internacionais e a JORNALISTAS – interessados podem solicitar antecipadamente a lista de pesquisadores e agendar entrevistas.
Nos dois dias posteriores ao evento, o grupo visitará unidades produtivas no estado de Goiás que proporcionarão aos estrangeiros uma amostra do agronegócio brasileiro. Estão na programação: uma fazenda com sistema de Integração Lavoura-Pecuária e confinamento de bois no município de Santa Helena, uma usina processadora de cana em Jataí e três fazendas em Rio Verde: uma produtora de soja, milho, algodão e pecuária de corte, outra especializada em soja e milho e a terceira, produtora de sementes.
Mais informações sobre o evento:
Em Português, com a equipe Cepea: Dr. Mauro Osaki, 19 3429-8853 ou 3429-8837; mosaki@usp.br ou impcepea@usp.br
Em Inglês: Elizabeth Lunik, tel. Celular: +49 531 596-5117; e-mail: elizabeth.lunik@ti.bund.de
Mais informações sobre a Rede agri benchmark Cash Crop: http://agribenchmark.org/cash_crop.html
Parabéns pelo artigo,adorei!