Primeiro Fórum do Projeto Soja Brasil 2015/2016 celebra dia do Agricultor e reúne mais de 1000 participantes
Para celebrar o dia do Agricultor, nesta terça-feira (28) a Aprosoja Brasil em pareceria com o Canal Rural realizou o primeiro fórum do Projeto Soja Brasil, safra 2015/206. O evento aconteceu no município de Toledo (PR) com o tema “Preparando a safra: clima, custo de produção e cenário econômico”.
A proposta do evento era gerar mais informação aos produtores, antes de começar a próxima produção de soja, para que os sojicultores conseguissem ter mais embasamento para analisar os cenários da safra 2015/2016.
Atuação da Aprosoja
Antes de começar o debate, o presidente da Aprosoja Paraná, José Eduardo Sismeiro, frisou a importância de ser um associado da Aprosoja. “Eu sozinho não represento a classe, preciso dos colegas produtores para lutarmos pelos entraves”. Sismeiro destacou ainda que são muitos os desafios, mas as conquistas da Aprosoja são inúmeras. “Aprovamos nas últimas semanas a medida provisória que libera o emplacamento de tratores, essa conquista se deu pela atuação das Aprosojas junto com os parlamentares que compõem a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)”.
Completando o discurso do presidente da Aprosoja Paraná, os deputados federais, membros da FPA, Dilceu Sperafico e Evandro Roman, foram ao Fórum prestigiar os produtores e destacaram a importância do trabalho da Associação em Brasília, junto aos representantes do governo e Congresso.
Na sequência o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, reforçou que a Aprosoja Brasil seguirá atuado através do Projeto Soja Brasil para levar informações aos produtores, e que em cada estado que o projeto passa as aprosojas estaduais estão trabalhando para que as demandas dos produtores sejam mostradas. “Através deste trabalho conseguimos construir as soluções para cada um dos problemas enfrentados pelos produtores de soja”.
Perspectivas para a safra 2015/2016
De acordo com diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa,
a situação atual da economia brasileira é de crise, o que obriga aos produtores ficarem atentos com as perspectivas da safra, por isso a importância do Fórum.
“Os especialistas do fórum mostraram que a margem para erros praticamente não existe nesta safra. Os produtores não podem se dar ao luxo de especular com soja, é preciso travar os custos e fazer seguro”.
Clima: ano de El Niño
Segundo a meteorologista da Somar Meteorologia Desirée Brandt, o El Niño trará impactos no início do plantio, mas, de forma geral, será um ano bom para o agricultor.
“Vamos encarar muita água pela frente e haverá menos riscos de estiagens. O El Niño vai nos ajudar mais do que atrapalhar”, afirmou Desirée.
A meteorologista disse que nos estados de Goiás e Mato Grosso, as chuvas não irão se consolidar em setembro. “As chuvas de Setembro irão demorar mais para se acontecer. Haverá pouco risco de invernada evitando assim doenças”, explicou Desirée Brandt. Já na região MATOPIBA, a especialista destacou que as chuvas vão se consolidar pelo mês de novembro .
Mercado, Crédito e Seguro
Para o analista do Safras &Mercado, Paulo Molinari , os cenários da safra 2015/2016 são muito incertos. O analista pede atenção dos produtores aos mercados Chineses, pois o país asiático é o maior comprador da soja brasileira e sua economia tem dado sinais de fragilidade nas últimas semanas.
Ainda dentro do mercado Molinari destacou que somente no próximo relatório do USDA que o produtor brasileiro terá mais informação da safra norte-americana. “Mesmo com as chuvas que aconteceram nos EUA sabemos que eles terão uma boa safra, mas não uma super safra”, disse o analista.
Durante o evento Molinari aconselhou aos produtores a começarem a se desfazer da safra antiga e vender à nova. “Venda apenas dentro do necessário para garantir os custos de produção”, afirmou o analista.
Quando o tema do debate foi sobre seguro e crédito, o palestrante, Pedro Arantes, do sistema FAEG, deu o panorama sobre atual situação do país. Segundo ele o volume de crédito brasileiro não cobre mais que 7% da produção do país. Outro ponto negativo, é que o seguro no Brasil só proteger o crédito e não a renda do produtor.
Soja Brasil no Paraná
O Fórum foi apresentado pelo o mediador, João Batista Olivi. O projeto no Paraná tem parceria da Aprosoja Paraná, do Sindicato Rural de Toledo, da Prefeitura Municipal de Toledo, Sancor Seguros, da Unimed Costa Oeste e do Sicredi Oeste Paraná.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil