De leis trabalhistas até questão indígena, debates sempre colocam em questão um tema que acaba repercutindo durante o ciclo
O Projeto Soja Brasil está na sua quarta edição, e desde a primeira temporada, safra 2012/2013, as edições do Fórum Soja Brasil na Expointer costumam gerar debates intensos e acalorados. São temas que pautam a safra de soja no Rio Grande do Sul.
No ano passado, dois temas marcaram o encontro: legislação trabalhista e legislação ambiental. Este último tema era de interesse do produtor gaúcho, visto que o estado é o que tem menor adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). No caso das leis trabalhistas, a falta de uma regulação do trabalho análogo à escravidão preocupa. Recentemente, um produtor de mandioca em Guaíra (PR) foi preso acusado de praticar essa condição de trabalho e trouxe novamente à tona esta discussão.
• Faça sua inscrição para o Fórum Soja Brasil na Expointer 2015
Durante a Expointer 2013, um debate ainda mais quente tomou conta da Casa RBS, em Esteio (RS). A questão indígena foi tema do Fórum Soja Brasil. Vale lembrar que a briga entre produtores e índios no estado é antiga, com mortes tanto de produtores quanto de indígenas. Veja como foi.
Neste ano, o tema escolhido são os custos de produção. Com a crise econômica e alta constante do dólar, esta safra deve ser uma das mais caras da história. Na avaliação da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), o ciclo será no limite da rentabilidade, forçando o produtor a repensar seus gastos para manter o lucro.
Participe
No próximo dia 3 de setembro, o Canal Rural realiza o segundo Fórum Soja Brasil na safra 2015/2016. Diretamente da Expointer 2015, em Esteio. O tema do encontro será um debate custos de produção. O evento começa às 18h30, na Casa RBS. O C2 Rural transmite ao vivo para todo o país.
Os palestrantes vão trazer para a discussão as expectativas econômicas e vão debater a competitividade da produção de soja no Brasil comparada aos concorrentes Argentina e Estados Unidos. Além disso, haverá dicas sobre como o manejo da produção pode resultar em redução de custos.
Para acompanhar o Fórum Soja Brasil ao vivo, é necessário fazer uma inscrição prévia. O cadastro é gratuito e gera um certificado de participação. Para se inscrever, clique aqui.
Participam do debate o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o presidente da Aprosoja-RS, Décio Teixeira, a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, o analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari, o pesquisador do Cepea Mauro Osaki e o pesquisador da Embrapa Soja Osmar Conte.
Fonte: Site Projeto Soja Brasil