Campeões irão revelar as técnicas utilizadas para vencer a competição e receberão o reconhecimento do Comitê durante o Fórum Nacional de Produtividade, na Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central, em Campo Grande (MS)
Os produtores e consultores campeões do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, safra 2014/2015, serão premiados no próximo dia 31, durante o Fórum Nacional de Produtividade do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil). A cerimônia acontece na Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central, em Campo Grande (MS), das 8h às 12h. Durante a solenidade, serão apresentadas detalhadamente as técnicas utilizadas para a obtenção dos resultados, que revelam altíssimo nível de produtividade — um exemplo é o campeão nacional, Alisson Hilgenberg, de Ponta Grossa (PR), que ultrapassou a marca de 140 sacas por hectare, quando a média nacional é de 48 sacas por hectare.
O Desafio é dividido em duas categorias: soja irrigada e não irrigada (de sequeiro). Na primeira, é premiado apenas um Campeão Nacional; na segunda, são contemplados, além do Campeão Nacional, os Campeões Municipais, Estaduais e Regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste). Os vencedores nacionais e regionais ganharam, como prêmio, uma viagem técnica aos Estados Unidos, que ocorreu entre os dias 1 e 9 de agosto e incluiu visitas a culturas de soja de alta produtividade, centros de pesquisa e universidades. Aos campeões estaduais e municipais, o CESB forneceu um certificado de reconhecimento, que os identificará como referência em produtividade de soja no Brasil.
Durante o Fórum, serão premiados e apresentados os cases de cinco produtores e consultores campeões:
Área irrigada
Campeão Nacional
Produtor: Leonardo Latalisa França
Consultor: Lucas Gontijo Araújo
Brasilândia de Minas (MG)
Resultado: 113,32 sacas por hectare
Área não irrigada
Campeão Nacional e Regional Sul
Produtor: Alisson Hilgenberg
Consultor: Vilson Hilgenberg
Ponta Grossa (PR)
Resultado: 141,79 sacas por hectare
Campeão Regional Centro-Oeste
Produtor: Arthur Exley Edwards
Consultor: Antonio Cavicchioli Pereira Neto
Ponta Porã (MS)
Resultado: 127,17 sacas por hectare
Campeão Regional Sudeste
Produtora: Elizana Baldissera Paranhos
Consultor: João Paulo de Sá Dantas
Capão Bonito (SP)
Resultado: 122,99 sacas por hectare
Campeão Regional Norte/Nordeste
Produtor: Rui Luiz Gaio
Consultor: Ivair Gomes
Correntina (BA)
Resultado: 112,44 sacas por hectare
Serviço:
Fórum Nacional de Máxima Produtividade
Data: 31 de agosto de 2015
Horário: das 8h às 12h
Local: Auditório Germano Barros de Souza – Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n, Parque dos Poderes), Campo Grande (MS)
Informações: (15) 3418-2021, (15) 3418-2024 e www.bienaldaagricultura.com.br/2015
A participação no evento é gratuita
Sobre o CESB
O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira. O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.
Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e 11 entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Bayer, Stoller, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, UPL do Brasil, Jacto e Produquímica.
*Uma OSCIP é pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, voltada ao alcance de objetivos sociais e tem necessidade de prestar contas.
Fonte: CESB