Porto Nacional (TO) recebe a solenidade que marca o início de mais uma safra no país; inscrição é gratuita
Já estão abertas as inscrições para a Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2015/2016. A solenidade que marca o início de mais um ciclo da oleaginosa vai acontecer no município de Porto Nacional, no Tocantins, no dia 6 de outubro. João Batista Olivi comanda o evento, que terá transmissão ao vivo do Canal Rural e do C2 Rural.
Para fazer sua inscrição, basta clicar aqui, o cadastro é grátis. A parceria entre Canal Rural, Aprosoja Brasil e Aprosoja Tocantins foi definida em maio. Na época, o presidente da associação dos produtores do estado, Ruben Ritter, falou sobre a importância de apresentar a produção estadual e o potencial da região do Matopiba.
– Esse evento representa a divulgação do potencial de Tocantins, que é um estado que cresce a taxas chinesas. Dentro da ideia de que juntos somos mais fortes, será uma oportunidade de reunir a cadeia. O evento vem dar visibilidade para a produção do estado – comentou Ritter.
Tocantins íntegra a nova fronteira agrícola do Matopiba, composta ainda por Maranhão, Piauí e Bahia, que responde por 10% da produção de grãos no país. Segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, a região deve apresentar crescimento em produção de 4,47%, com 10,65 milhões de toneladas na safra 2015/2016. Em área plantada, a nova fronteira agrícola terá expansão de 5%, com 3,76 milhões de hectares.
– É um momento de celebração, de marcar um início de plantio da nossa maior commodity. Para nós do Canal Rural, é muito importante realizar este evento, que é o grande começo. E poder mostrar uma realidade diferente no Tocantins, um estado que está desbravando uma nova fronteira e tem oportunidades muito interessantes para a cultura da soja – comemora o CEO do Canal Rural, Donário Lopes de Almeida.
A Abertura Nacional do Plantio da Soja Safra 2015/2016 faz parte da quarta edição do Projeto Soja Brasil, que é realizado pelo Canal Rural e Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa.
– No Projeto Soja Brasil, nós procuramos debater desafios e oportunidades para os produtores. Vemos diversos desafios e oportunidades no Tocantins. Há espaço para tecnologia e aumento de área agrícola. É um potencial que deve ser levado para o resto do país – exalta o diretor de conteúdo do Canal Rural, Julio Cargnino.