500 pessoas receberam o Fórum Soja Brasil em Mato Grosso
A semana começou com muita informação e debate, isso porque nesta segunda-feira (16) a cidade de Sorriso (MT) recebeu o Fórum Soja Brasil. O munícipio é conhecido por ser a capital do agronegócio brasileiro. Somente em Sorriso são plantadas, em media, 620 mil hectares por ano, tornando assim referência em produção. E, foi usando esse cenário privilegiado que o Fórum Soja Brasil trouxe como tema “clima e mercado da soja”, para serem debatidos.
Falta da chuva preocupa produtores
Em pleno meados de novembro e muitos estados ainda não conseguiram dar inicio ao plantio da oleginosa. A safra de soja 2015/2016 começou a ser cultivada em outubro, mas diversos produtores – inclusive a região Centro Oeste brasileira, tiveram problemas com o atraso e/ou a falta da chuva.
Tal cenário está causando preocupação aos sojicultores brasileiros. De acordo com o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira, as chuvas no Mato Grosso e em outras localidades atrasaram por conta do El Ninho, fenômeno que provoca aquecimento global. “As frentes frias estão bloqueadas e ficam restritas na região Sul, mas a previsão é que na última semana de novembro e na primeira quinzena de dezembro as chuvas serão mais intensas no Centro Oeste”. O profissional destaca que as precipitações que virão não serão em forma de pancadas, deixando assim o acumulado e a umidade menor.
Safras Comercializadas com rentabilidade
Mesmo com a escassez da chuva, nesse momento mais de 50% dos produtores já comercializaram a safra 2015/2016 de soja. Situação decorrida devido a alta do dólar nos últimos meses. Para o Consultor Econômico Especialista em Agribusiness, Flávio França Junior, os produtores que já fecharam parcela de seus negócios fizeram bons acordos. “Aproveitar o mercado propício é fundamental. Minha recomendação é: quem travou os preços, de uma parcela da safra, pode ficar tranquilo, mas quem ainda nao fez essa negociação está passando da hora de fazer”, afirmou o consultor.
Apesar de nas últimas semanas a moeda norte americana ter sofrido quedas, França disse que não acredita que o dólar irá cair para R$3,00. “O Brasil passa por uma situação bastante complicada para a moeda americana voltar para a casa dos R$3,00. Tal situação depende do governo se ajustar no âmbito econonomico, administrativo e político, assim teremos mais câmbio nervoso pela frente”, explicou Consultor Econômico Especialista em Agribusiness, Flávio França Junior.
Para o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, a instabilidade política é tema de debate no cotidiano da entidade nacional. “O Brasil passa por uma crise que traz bastante incredibilidade para investimentos, mas acredito que temos que confiar nos parlmaentres que nos representam no Congresso Nacional e com eles levar para o debate as nossas causas e anseios. Acredito no trabalho dos nossos deputados e senadores e almejo que eles olhem para o país focando no progresso e na democracia”, frisou Dalpasquale.
Para o diretor da Aprosoja Mato Grosso, Nelson Piccoli, o agronegócio está bem representado, mesmo com a incerteza política que o país passa.“Estamos sendo evidenciados com parlamentares do agro no Congresso e ainda temos a ministra Kátia Abreu na frente do Ministério da Agricultura, tais representantes têm muito acrescentar para o agro brasileiro”.
Ainda no seu discurso Piccoli pediu aos produtores atenção e cuidado com alguns “detalhes” que fazem a diferença na produtividade e produção da safra. “A qualidade da sementes, qualidade de fertilizantes, as artemanhas do governo de querer arrecadar mais impostos as custas do nosso setor, devem ser cuidadas com cautela por cada um de nós produtore. Para resolvermos esses entraves é necesseario a união do setor”, destacou o diretor da Aprosoja MT, Piccoli.
Rentabilidade da sojicultura está garantida mesmo com cenários incertos, garante França
Mesmo com a instabilidade econômica e politica exposta pelo consultor de mercado, Flávio França Junior, acredita que a safra 2015/2016 fechará as contas no positivo, embora os custos de produção estão maiores, que a media nos últimos anos. “Com ganhos menores, os produtores terão rentabilidade na safra 2015/2016.Entretanto, poderá haver prejuízos na safra de inverno, por conta do atraso do plantio da safra de verão”, esclareceu o consultor de Agribusiness.
Evento
Nesta segunda, a programação do Fórum Soja Brasil em Sorriso (MT) começou logo cedo com de oficinas técnicas.
Antes do Fórum o público também acompanhou a apresentação sobre biotecnologia, oferecida pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), que contou com a participação especial do humorista Guri de Uruguaiana.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil