
Mesmo com muitas incertezas da safra 2015/2016 sojicultores contribuem com a responsabilidade social
Os produtores brasileiros de soja encerram o ano com diversas fragilidades. Foram vários problemas climáticos, gerados pelo El Ninho, pois as chuvas foram irregulares, prejudicando assim o plantio. O alto custo de produção, 23% maior, sobretudo com defensivos, gera incertezas e dúvidas na produção nacional. O cenário político é incerto e se mistura com a crise econômica – entre 2014 e 2015 o dólar se valorizou em mais de 40%.
Com todos esses entraves, uma coisa é certa: o plantio da safra de soja 2015/2016 está “tirando o sono” de muitos sojicultores brasileiros, mas a esperança de ter uma safra recorde e busca pela alta produtividade não se perderam.

E, mesmo com tantas incertezas, de uma produção que ainda terá muitas histórias para contar, a inserção social e cidadania fazem parte das causas da Aprosoja Brasil. E, foi dessa forma, que a entidade, com apoio dos produtores de soja de todo o país, realizou na última semana, dia 04/12, o projeto Soja Solidária. Uma iniciativa pequena, mas que busca dar um pouco de carinho a classes sociais muitas vezes excluídas e marginalizadas. “É a primeira vez que a Aprosoja Brasil realiza uma ação desse porte, mas foi um sucesso, pois todos contribuíram de alguma forma. Temos sim que nos doar e pensar no próximo”, explica o presidente da entidade Almir Dalpasquale.

Devido a falta de recursos não existem muitos ambientes físicos para as atividades multidisciplinares, mas para as coordenadoras do local , o mais importante é tirar os jovens da rua e inseri-los em atividades extraclasse. O dirigente da Aprosoja Brasil, explica que o trabalho realizado pela Creche Raio de Luz é essencial para dar mais cidadania e valores aos jovens. “Lugares dispostos a gerar mais responsabilidade social são essenciais”, disse Almir Dalpasquale.
Soja Solidária

Os presentes foram distribuídos com a participação especial do Papai Noel e para confraternizar foi oferecido um lanche e guloseimas para a criançada. Dalpasquale garante que esse é o primeiro projeto de muitos que virão.
“O Soja Solidária é um projeto piloto, mas que com a colaboração dos sojicultores será ampliado e com certeza vamos ajudar muito mais pessoas”, explicou o presidente.
Parceria
Este ano a Aprosoja Brasil contou com o apoio dos funcionários da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na arrecadação de brinquedos. Uma parceria que só gerou resultados positivos.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil