Neta sexta-feira (29) o projeto Soja Brasil levou mais de 800 produtores para realizaram a abertura oficial da colheita da safra de soja
Com cinco colheitadeiras a fazenda Capão Grande em Goiás realizou a abertura oficial da Colheita da Soja 2015/20016. A propriedade escolhida colheu 61 sacas por hectare e é considerada um case de sucesso quando o assunto é irrigação, isso porque nos 4 mil hectares de soja plantada 2 mil são irrigados. O proprietário, Luiz Figueiredo, explicou que a fazenda está em ascensão. “Hoje não plantamos só alimento, mas tem produzimos energia solar e assim estamos investindo e crescendo constantemente”.
E, foi com muito orgulho e satisfação que a Aprosoja GO abriu as portas do estado para o Projeto Soja Brasil. Para o presidente da Aprosoja GO, Bartolomeu Braz, o município é diversificado pelas diferentes culturas cultivadas e também pela pecuária, porém falta investimento por parte do governo para garantir mais competitividade para o setor. “Infelizmente, mesmo com tamanha produtividade e produção, os produtores locais ainda sofrem com a logística. Nosso modais rodoviários não são suficientes para levar nossa safra aos portos”, destacou o Braz.
Com a ida do Soja Brasil ao estado de Goiás o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, frisou o objetivo do projeto. “A nossa parceria com o Canal Rural nos possibilita acompanhar o andamento da safra em cada estado e ver a diversidade das lavouras pelo país. Ou seja, o por meio do Soja Brasil temos notícias sobre ao andamento das lavouras de todo o país”, garantiu o dirigente.
Um pouco de Cristalina e de Goiás
Com mais de 50 mil habitantes e com a maior área irrigada por pivô central da América Latina, Cristalina (GO) foi o município da vez do Projeto Soja Brasil para realizar a Colheita Oficial da Safra de soja 2015/2016.
Atualmente Goiás representa o quarto maior estado produtor de soja. Com expectativas de produzir 10 mil toneladas da oleaginosa e este ano, a previsão é que a safra seja 15% maior comparado com a última, segundo dados da Aprosoja GO.
A região leste de Goiás tem históricos de veranicos e por isso o uso de pivôs é tão comum. Mas para a alegria dos produtores do estado, segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, que participou do evento da colheita, 2016 não terá temperaturas tão altas. “Este ano as chuvas regularizaram na região, apesar do mês de fevereiro elas diminuírem. De qualquer forma 2016 será menos quente que nos anos passados”, garantiu o especialista.
Autoridades na Colheita da Safra 2015/2016
Para prestigiar a abertura da Colheita o presidente da CNA, João Martins esteve na fazenda Capão Grande e falou da importância de investir no setor do agronegócio. “É um absurdo não termos estradas de qualidade em uma região como essa, bonita e produtiva. O país que dá certo é o país que trabalha”, destacou João Martins.
As Aprosojas estaduais participaram em peso do evento da colheita em Cristalina. Os presidentes do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Pará fizeram parte da Colheita da safra 2015/2016. Para os dirigentes estaduais visitar um estado produtor é um forma de conhecer novas tecnologias e trocar informação com os colegas produtores, explicou José Sismeiro presidente da Aprosoja PR.
Dia de Campo com sustentabilidade e Assembleia Itinerante
Na última quinta-feira (28), antes do evento da Colheita, os presidentes das Aprosojas estaduais participaram do painel sobre o uso da água de forma sustentável, o palestrante e pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, Afonso Peche, explicou sobre formas de usar a irrigação e garantiu que é possível expandir o número área irrigada no estado de Goiás, desde que a bacia hidrográfica seja trabalhada de uma forma unificada pelo setor. “Se o setor produtivo sair do individualismo para o coletivo, é possível e expandir a irrigação. A agricultura irrigada é coletiva, ela é o entendimento das relações ecossistêmicas, ou seja, os agricultores terão que trabalhar juntos para ampliar essas áreas”, explicou Peche.
Aproveitando a ida ao evento da Colheita os diretores da Aprosoja Brasil fizeram uma Assembleia Itinerante, no qual diversos temas foram tratados, como por exemplo, Lei de Proteção de Cultivares. “A ideia da Assembleia Itinerante é prestigiar os estados que tem Aprosoja e conhecer mais sobre a região produtora”, explicou o presidente da Aprosoja Brasil, Dalpasquale.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil