Federações em todo o país se mobilizam para enviar produtores rurais para acompanhar a votação do impeachment da presidente Dilma Roussef na Câmara dos Deputados, que deve acontecer neste final de semana.
Nesta segunda-feira (11), a comissão especial do impeachment aprovou o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente. Agora, após 48 horas, a votação do impeachment deve começar no plenário da Câmara, na próxima sexta-feira (15) e pode terminar no domingo (17). São necessários 1/4 de votos favoráveis dos deputados, 342 dos 513, para que a denúncia seja enviada ao Senado Federal.
Em nota, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que coordena todas as Federações de Agricultura espalhadas pelo país, informou que é a favor do impeachment da presidente Dilma Roussef e que está mobilizando produtores rurais para estarem em Brasília, no próximo domingo (17). “A CNA entende que a desestabilização da economia, provocando inflação, desemprego e perda de renda, além da violência no campo, com invasões de propriedades, são fatores que exigem da sociedade brasileira um posicionamento firme pela saída da presidente”, diz a nota enviada ao Notícias Agrícolas.
Veja informações sobre a mobilização nos principais estados produtores:
MATO GROSSO
A FAMATO (Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso) confirmou a mobilização dos produtores do estado no próximo domingo (12) em Brasília para fazer coro a favor de impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Em nota a FAMATO posicionou-se favorável ao impedimento do atual governo.
De acordo com informações da assessoria da Federação, houve uma grande procura por parte dos produtores a fim mostrar apoio ao processo que estará em votação no Câmara dos Deputados. No entanto, a FAMATO não tem um levantamento de quantos ônibus sairão do estado rumo a Brasília. No Mato Grosso, dos 8 deputados em atividade, 5 são favoráveis ao impeachment, 2 contrários, e 1 indeciso.
MINAS GERAIS
A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) confirma a mobilização dos produtores para participação na votação do processo de impeachment das presidente Dilma Roussef. No entanto, a assessoria de imprensa ainda não tem dados de quantos produtores do estado devem ir até Brasília. De 53 deputados de Minas Gerais na Câmara, 5 devem votar a favor do processo, 2 contra e 1 está indeciso.
PARANÁ
A FAEP (Federação de Agricultura do Paraná) que se declarou a favor do impeachment também está organizando uma mobilização dos produtores em Brasília. Ainda sem números concentos, a assessoria da FAEP, afirmou ônibus sairão do Paraná no sábado (16) com um grande número de produtores e representantes do setor. No estado, dos 30 deputados em exercício, 30 são a favor do impeachment, 2 ainda estão indecisos, 6 são contrários e 2 preferiram não opinar.
RIO GRANDE DO SUL
A FARSUL (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) não está organizando nenhuma mobilização, porém manifestações a favor do processo de impeachment da Presidente da República estão programadas para acontecer na capital do estado, Porto Alegre.
De acordo com informações da Federação, ainda não é possível mensurar a quantidade de produtores que irão aderir as manifestações por ser o período de colheita, principalmente se o clima estiver favorável para os trabalhos no campo. Além disto, protestos podem acontecer no interior. Dos 31 deputados do estado, 21 devem votar a favor do processo, 9 contra e 1 deputado ainda não revelou sua posição.
GOIÁS
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o produtor rural Mozart de Carvalho, de Jataí (GO), explica que o setor está organizando uma caravana para as mobilizações a favor do processo de impeachment em Brasília (DF). No total, devem ir cinco ônibus, além das outras cidades que também estão preparando a ida até a Capital Federal. A FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás) também está organizando mobilizações. Dos 16 deputados do estado, 15 são a favor do processo, enquanto apenas 1 deve votar contra.
SANTA CATARINA
A FAESC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina) é a favor do impeachment da presidente Dilma Roussef. Toda sua diretoria e a de seus Sindicatos estará presente no domingo em Brasília para participar da votação do processo na Câmara. A FAESC não tem números de quantos produtores no estado devem ir até a capital federal, mas disponibilizará ônibus para os interessados. Dos 16 deputados do estado, 14 devem votar a favor do processo e 2 contra.
TOCANTINS
A FAET (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins) se posicionou contra o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Já a Aprosoja Tocantins explica que produtores do estado estão se mobilizando e devem ir a Brasília (DF) na próxima sexta-feira (15). Cerca de 100 produtores estão se preparando para as manifestações a favor do processo. Dois 8 deputados, cinco são favoráveis, enquanto apenas 3 são contra o impeachment.
Nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo a mobilização não foi confirmada até o fechamento desta reportagem pelas assessorias de imprensa. O Mato Grosso do Sul possui 8 deputados em exercício, desses 5 são a favor, 2 contra e 1 indeciso. Em São Paulo são 70 deputados, sendo 51 favoráveis, 13 contrários, 1 indeciso e 5 não opinaram.