Aprosoja Brasil aposta nas previsões meteorologias para melhorar a produtividade da safra e a rentabilidade do produtor
Nesta quarta-feira, 28, a Aprosoja Brasil junto de outras entidades do agronegócio a convite do Ministério da Agicultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram uma visita técnica ao Instituto de Nacional de Meteorologia (INMET). A proposta da pasta é que as entidades do agro conheçam o funcionamento e as tecnologias usadas pelo Instituto para assim poderem aproveitar melhor as informações geradas.
Para o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, é de extrema importância que o campo trabalhe junto com as previsões meteorológicas. “O clima vem sendo um dos grandes vilões da perda de produtividade agrícola, dessa forma quanto mais informação qualificada, mais o produtor conseguirá se planejar para tomar as decisões”, observou da Rosa.
Proposta
A ideia inicial é que o Inmet forneça aos produtores informações meteorológicas voltadas ao setor do agrícola. O ministro defende a criação de um aplicativo com as previsões meteorológicas para a agricultura. Em troca, seriam instaladas novas estações meteorológicas que possibilitem mais informações aos agricultores.
Ministro, Blairo Maggi, ofereceu ainda aos representantes do setor uma parceria com a Embrapa Imagens, sediada na cidade de Campinas (SP), onde são feitas imagens de satélites de todo o território nacional. “O trabalho realizado lá é muito bom. O mapeamento do território é minucioso. Acredito que será muito positivo para o setor”, observou.
O ministro tem defendido o fortalecimento do Inmet por entender a importância do trabalho dos meteorologistas para o setor agrícola. Antes da reunião no gabinete de Blairo Maggi, os representantes da Aprosoja, Abrass e Imea fizeram uma visita ao Inmet com o secretário-executivo adjunto, Francisco Lopes, e demonstraram interesse em firmar parceria com o órgão.
Os representantes das entidades do agro relataram a Blairo Maggi que os técnicos do Inmet propuseram uma maior troca de informações com o setor para que conheçam quais são as principais demandas dos produtores. Dessa forma, os meteorologistas poderão oferecer dados mais detalhados para atender as necessidades do setor.
A reunião no Inmet foi articulada pelo secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, que conversou com a diretoria do instituto, durante o mês de agosto, para tratar da criação de um aplicativo voltado ao setor agrícola.
Fonte: Ascom Mapa e Ascom Aprosoja Brasil