Nesta Quarta-feira (30) o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, esteve presente no – V Salão de Negócios Internacionais do 29º FENAGRO – Feira Internacional da Agropecuária que ocorreu em Salvador (BA) no Parque de Exposições da cidade. Outras autoridades de peso nacional participaram do evento, o ministro da agricultura – Blairo Maggi, o Presidente da CNA – João Martins e o Governador do Estado da Bahia – Rui Costa.
Segundo os organizadores, o Salão tem por objetivo impulsionar negócios internacionais, promover a capacitação da sociedade e debater temas estratégicos voltados para a inovação, trazendo informações acerca de oportunidades, tecnologias e tendências da atividade agropecuária no âmbito internacional, com isso o evento busca o aumento da competitividade da agropecuária baiana.
Pilar da economia brasileira, o agronegócio necessidade constantemente promover discussões e compartilhar experiências para seguir sendo sustentável. De acordo com Marcos da Rosa, a produção de soja corresponde a apenas 3,5% de todo território nacional, tendo uma produção de 100 milhões de toneladas, e que, mesmo neste 3,5% é possível aumentar a produtividade. Através do concurso de produtividade do CESB- Comitê Estratégico Soja Brasil, já se provou que é possível mais que dobrar a produção de soja na mesma área. Ou ainda, há disponibilidade de terras em área de pastagem suficiente para dobrar a área plantada de soja, hoje em 33 milhões de hectares.
O evento também aborda as tendências tecnológicas para o setor agrícola, e seus desafios, que segundo da Rosa, o ponto mais importante a se destacar é – As Novas técnicas que precisão vir para reduzir os custos – sabendo que estes estão perto dos ganhos. “Nossa viabilidade econômica está no limite, precisamos ganhar em manejo e baixar os custos. É nisto que precisamos de investimento, inclusive para que sobre recursos e estes sejam investidos em ganhos de produtividade”, destacou o dirigente da Aprosoja Brasil.
Estimasse que cerca de 100 mil pessoas estiveram presentes no Parque de Exposições de que se movimentou cerca de R$100 milhões de reais durante o evento.
Ascom Aprosoja Brasil