O Dnit promete asfaltar ainda neste ano o trecho paraense da BR-163 onde caminhoneiros estão há quase três semanas impedidos de seguir em direção ao Arco Norte para escoar a produção de soja do Centro-Oeste. A garantia foi dada pelo Diretor Geral do órgão, Valter Cassimiro, durante encontro, nesta quinta-feia (2;3), em Brasília, que teve o objetivo de buscar soluções para garantir a trafegabilidade da rodovia.
Participaram do encontro os ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, da Agricultura, Blairo Maggi, representantes do Ministério da Integração Nacional, do Exército, da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária Federal e das empresas exportadoras de soja.
De acordo com a assessoria de Comunicação do Ministério dos Transportes, Cassimiro disse que a meta é asfaltar 60 quilômetros em 2017. No ano que vem, serão asfaltados mais 40. Asfaltados estes 100 quilômetros, só restarão 90 para o asfaltamento no Pará. “O trecho da BR-163 onde se verificaram os pontos críticos devido à combinação de chuvas com tráfego intenso será pavimentado este ano”, informou.
Durante o encontro, o governo federal anunciou a criação de um Grupo de Trabalho composto por representantes do Governo Federal e empresários do setor e um Comitê Gestor para atuar no local danificado. Um total de 756,6 km da rodovia no Pará já está pavimentado, mas 47 km dos 190 km que faltam para concluir todo o seu asfaltamento no estado foram muito danificados pelas chuvas e estão prejudicando o escoamento da safra de soja via Arco Norte. O trecho localizado entre as comunidades de Santa Luzia e Bela Vista do Caracol está sem condições de tráfego, causando um congestionamento de mais de 50 quilômetros.
De acordo com o Ministério, caso as condições meteorológicas sejam favoráveis, há a expectativa de liberação total do tráfego até esta sexta-feira (3/3), com a recuperação de pontos isolados naquele segmento de 47 quilômetros, localizado entre as comunidades de Santa Luzia e Bela Vista do Caracol. “Nossa meta é definir uma estratégia para manter a rodovia trafegável até o fim da safra”, afirmou o ministro Quintella.
Dentre as atribuições do GT, a principal delas é zerar a fila de caminhões que estão parados na rodovia há quase três semanas. Além disso, será garantida a manutenção da via e a organização da fila. O grupo será presidido pelo Secretário Nacional de Políticas de Transportes do Ministério dos Transportes, Herbert Drummond.
Já o Comitê Gestor local será implantado na área danificada. Será composto por representantes da Casa Civil, Ministério da Agricultura, DNIT, PRF, Exército, Defesa Civil e empresas do setor. Desde o início da semana o DNIT já vem trabalhando em conjunto com o Exército e a Polícia Rodoviária Federal em uma força-tarefa para dar trafegabilidade aos pontos de retenção na BR-163/PA e BR-230/PA. Desde a madrugada da última terça-feira (1/3), parte do tráfego foi liberada na BR-163 sentido Sul (para Mato Grosso).
Com informações do Ministério dos Transportes