A Aprosoja Brasil encaminhou, com o apoio de todas as entidades membros da Câmara Setorial da Soja, uma moção ao ministro Blairo Maggi para que o Ministério da Agricultura atue conjuntamente com autoridades da Bolívia e Paraguai no combate à ferrugem asiática. O tema foi debatido nesta quarta-feira (31.5) em Brasília.
A proposta surgiu logo após a vice-presidente da Aprosoja MT, Roseli Giachini, apresentar as medidas discutidas pelo Grupo de Trabalho Antirresistência Latino-americano (GTA-Latam), capitaneada pela entidade mato-grossense, para contenção do avanço da ferrugem asiática.
A Aprosoja Brasil já havia enviado ofício ao ministro para que o tema seja levado ao Conselho Agropecuário do Sul (CAS), que reúne os ministérios de Agricultura dos países da América do Sul. A moção aprovada reforça o pedido da entidade nacional.
Roseli Giachini, que coordena a Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja Brasil, disse que vem sendo constatada nas últimas safras a diminuição da eficiência dos poucos produtos disponíveis para o controle e manejo da doença. Por isso os produtores brasileiros, bolivianos e paraguaios precisam entender a importância do manejo da resistência também por meio de medidas de controle cultural.
“Precisamos implementar as estratégias para o manejo dessa doença, que incluem o uso de cultivares resistentes, a utilização de fungicidas com diferentes modos de ação, o uso de cultivares precoces, a ausência de cultivo na entressafra, o controle de plantas voluntárias de soja remanescentes nas áreas de cultivo e o vazio sanitário”, enumerou Roseli.
O GTA Latam é um fórum para discussão de estratégias de defesa sanitária que reúne entidades representativas dos produtores brasileiros, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas (Frac), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e Sementes do Paraguai (Senave) e Associação dos Produtores de Oleaginosas e Trigo (Anapo), da Bolívia.
Aprosoja Brasil