O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou, nesta terça-feira (30), que os números da semana estão em acordo com as expectativas do mercado tanto na soja, quanto no milho no plantio. Já entre as condições das lavouras de milho, os números decepcionaram.
Plantio
O plantio do milho evoluiu, em uma semana, de 84% para 91%, e ficou dentro do esperado pelo mercado. A expectativa do portal Farm Futures era de exatamente 91%. O número ficou ligeiramente abaixo, porém, do ano passado – 93% – e da média dos últimos cinco anos, de 93% também.
Ainda sobre o cereal, o USDA informou que 73% das lavouras já emergiram, contra 54% da semana anterior, 75% de 2016 e de média plurianual.
Já no caso da soja, o plantio foi concluído em 67% da área até o último domingo (28) e veio superando os 63% que eram esperados pela Farm Futures. Algumas expectativas, porém, falavam em 68% neste boletim. No ano passado, nesta época, o plantio estava concluído em 71% e a média para o período é de 68%.
O reporte mostra que 37% das lavouras de soja norte-americanas já emergiram. Na semana passada, esse número era de 19%, em 2016 de 42% e a média, 40%.
Condições das Lavouras
Pela primeira vez nesta safra, o USDA trouxe as condições das lavouras de milho O total em boas ou excelentes condições ficou em 65%, abaixo dos 71% esperados pelo mercado. No ano passado, esse índice era de 72%. Em condições regulares são 28% das plantações e 7% em situação ruim ou muito ruim.
Fonte: Notícias Agrícolas
Editado pela Aprosoja Brasil