Soluções inovadoras como a utilização de pó de rocha nas lavouras de soja e milho e técnicas de agricultura fermentativa foram discutidas nesta sexta-feira (23/6) durante um seminário realizado em São Paulo. O produtor Rogério Vian, que é diretor da Aprosoja-GO, foi um dos palestrantes.
Rogério Vian já utiliza o pó de rocha para substituir a adubação química há cinco anos em sua propriedade em Mineiros (GO). Com esta medida, as consequências vêm em forma de uma recuperação do solo e uma redução de custo na conta final.
Segundo ele, o pó de rocha serve como um condicionados de solo para que os fungos e as bactérias sejam os responsáveis pelo tratamento das plantas. É um processo fisiológico que envolve mais de 68 minerais, sendo o silício um deles. Com isso, a planta vai se abastecendo de acordo com a sua necessidade do próprio solo.
“É possível ter uma redução de custo de até 20%, pois a duração da utilização dos minerais é maior do que a fornecida pela aplicação de químicos. No entanto, é preciso muita informação e conhecimento da área para começar a fazer uso do método”, destacou Vian durante sua palestra.
Focado nas oportunidades para geração de valor e receita adicional a partir da aplicação de inovação, principalmente em um cenário de incertezas, o Road Show contou com a participação de empresários, executivos e consultores.
Aprosoja Brasil