Aumentar as exportações para o mercado asiático é uma das prioridades para a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Pensando nas oportunidades de negócios no continente, a Aprosoja Brasil pode tornar-se parceira do projeto Ásia Brazil – Agro Alliance (ABAA), uma iniciativa público-privada que reúne os ministérios da Agricultura e de Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) e entidades do agronegócio. O objetivo é fazer a defesa de interesses para o mercado de produtos agropecuários brasileiros na Ásia e a promoção da imagem destes produtos.
A participação da Aprosoja Brasil foi discutida em Brasília nesta semana durante reunião que contou com a participação do presidente da Aprosoja Mato Grosso, Endrigo Dalcin. Já participam do projeto a União da Indústria da Cana de Açúcar (Única), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo Endrigo Dalcin, o foco será abrir e ampliar mercados na China, Taiwan, Japão, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, Tailândia, Vietnã, Filipinas, Malásia e Myanmar.
“Já existe uma iniciativa onde três entidades do agronegócio, a Única, a ABPA e a ABIEC já fazem parte de uma parceria com a APEX Brasil para desenvolver o mercado asiático de produtos. Já há consultorias contratadas na Índia, China e haverá escritórios em outros países da Ásia. Vamos ter workshops com compradores, com o governo, com a sociedade e tudo isso será construído dentro do escopo do projeto”, afirmou Endrigo.
Através da parceria, as entidades e a Apex colocarão recursos para a realização de uma série de ações. “O governo põe uma parte e a entidade põe outra parte para divulgar estes mercados internacionais, principalmente estes países que têm um potencial muito grande de consumo dos nossos produtos. A soja se vende por si só. Não possui muitas barreiras nestes países. Mas a gente precisa realmente aumentar o foco e o desenvolvimento destes produtos lá”, destacou.
A iniciativa prevê o apoio em relações públicas e governamentais, o mapeamento e o engajamento de associações comerciais, organizações não governamentais, setor provado, academia, centros de pesquisa, formadores de opinião, mídia e jornalistas. Através do projeto, entidades e APEX vão trabalhar temas como inteligência estratégica, análise de políticas púbicas, organização de workshops, eventos e missões, acompanhamento de negociações e apoio operacional à estrutura do governo. O projeto é por tempo indeterminado.
Vinícius Tavares
Aprosoja Brasil