O diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, participou na última terça-feira (5/9) do Agroseminário Brasília: Inovação para a Sustentabilidade Socieconômica Ambiental. Na ocasião, ele apresentou um panorama sobre os avanços da produção de grãos no país a partir da utilização cada vez mais eficiente dos recursos disponíveis ao agricultor.
“A produção de soja está crescendo em áreas de pastagens. As técnicas de integração lavoura e pecuária também cresceram e já representam cerca de um terço da área total plantada”, destacou o diretor.
Fabrício Rosa, no entanto, fez um alerta sobre necessidade de ampliação da capacidade de armazenagem privada de grãos para garantir melhores condições de negociação, redução de perdas e aumento de rentabilidade aos produtores.
“O Brasil possui apenas 15% de capacidade de armazenagem privada. Nos Estados Unidos a armazenagem privada fica perto de 50%. O percentual na Argentina fica em torno de 20%. Precisamos reverter este panorama para nos tornarmos mais competitivos”, salientou.
Promovido pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA), o evento teve a presença do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Sérgio Bortolozzo, do diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina da Syngenta, Valter Brunner, e de representantes de outras entidades do setor. A mediação coube a Alan Bojanic, representante da FAO/ONU para o Brasil.