A consultoria AgRural estima que 92% da área prevista de soja para esta safra estava plantada no Brasil até quinta-feira (30). O número representa avanço de oito pontos em uma semana e supera os 90% de um ano atrás e os 87% da média de cinco anos.
A AgRural lembra que no início deste mês o plantio estava atrasado em diversos estados, devido à irregularidade das chuvas em outubro. “Mas as precipitações se normalizaram ao longo de novembro, permitindo um rápido avanço das máquinas.”
Os analistas observam que, mesmo com o avanço desta semana, a janela de plantio do milho safrinha ficará mais apertada no início de 2018, especialmente no Centro-Oeste, o que terá impacto no tamanho da área plantada.
A AgRural relata que as lavouras de soja estão se desenvolvendo bem em todo o país e chama a atenção para o ritmo de plantio um pouco mais lento no Matopiba, devido à redução das chuvas. “Mas os produtores não chegaram a ficar preocupados, já que os mapas de previsão mostram bons volumes de chuva para a região nas próximas duas semanas. Até o dia 30, 65% da área de soja estava semeada no Maranhão, 62% no Tocantins, 60% no Piauí e 85% na Bahia.”
Em relação à região Sul, a AgRural observa que a previsão é de tempo mais seco, especialmente no Rio Grande do Sul, onde 86% da área está plantada. “Isso ainda não chega a ser problema, já que o solo tem bom nível de umidade após as chuvas recentes. Mas, de agora em diante, vale ficar atento às chuvas no Sul, já que a região costuma ser mais propensa a períodos de tempo quente e seco em dezembro e janeiro.”
Na virada de outubro para novembro, a AgRural estimou a produção de soja na safra 2017/18 do Brasil em 110,2 milhões de toneladas, baseada em uma área 2,2% maior e em linhas de tendência de produtividade. Uma nova estimativa, agora com levantamentos de produtividade substituindo as linhas de tendência, será divulgada no próximo dia 8. Na safra passada (2016/17), o Brasil produziu recordes 114,1 milhões de toneladas de soja.
A AgRural estima que o plantio da safra 2017/18 de milho verão chegou na quinta-feira (30) a 89% da área prevista para o Centro-Sul do Brasil, após um salto de 18 pontos em uma semana. O avanço deveu-se ao ritmo acelerado da semeadura em Minas Gerais, que em sete dias passou de 21% para 75%.
“Com boa umidade no solo e o plantio da soja na reta final, os mineiros finalmente deram impulso ao milho, conforme antecipamos em nossos últimos informes”, diz a Consultoria.
Em Goiás, a área semeada com o cereal chegou a 91%, também após um bom salto na semana. De um modo geral, as lavouras se desenvolvem bem em todo o Centro-Sul.
Fonte: Revista Globo Rural