Um dos principais eventos da sojicultura brasileira acontecerá nos dias 18 e 19 de janeiro no município de Canarana, em Mato Grosso
A soja já não é uma simples cultura agrícola para o Brasil, ela se tornou uma das principais fontes de renda para o homem do campo. Por isso o momento da colheita é tão celebrado pelos sojicultores do país. E para marcar o início dos trabalhos, o Projeto Soja Brasil fará, nos dias 18 e 19 de janeiro, a Abertura Nacional da Colheita de Soja, no município de Canarana (MT). As inscrições estão abertas.
Antes mesmo de colocar as colheitadeiras enfileiradas em campo para a abertura simbólica do plantio, o Projeto Soja Brasil apresentará, no dia 18 de janeiro, uma série de palestras técnicas na Área Experimental da empresa Meta Assessoria Agrícola. O credenciamento para participar deste dia de campo começa às 13h30.
No mesmo local, no dia seguinte (19), acontecerá a tão esperada Abertura da Colheita da Soja, a partir das 8h. Antes das máquinas entrarem em campo, os participantes poderão acompanhar quatro importantes palestras:
1 – Como colher mais sem aumentar os custos de produção
Palestrante: Dejalma Zimmer, professor e consultor do Canal Rural
2 – Resultados do uso de pó de rocha na produção da soja
Palestrante: Éder Martins, geólogo e pesquisador da Embrapa
3 – Contribuições da agricultura de precisão no manejo para altos rendimentos
Palestrante: Prof. Dr. Antônio Luís Santi, engenheiro agrônomo
4 – Os desafios da biotecnologia
Palestrante: Adriana Brondani, diretora-executiva do CIB
Na sequência os presentes participarão de um amplo debate sobre a nova lei de defensivos agrícolas. Inicialmente o diretor da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, apresentará alguns mitos e verdades sobre o assunto, para depois, junto com o deputado federal e relator da nova lei dos defensivos, Luiz Nishimori, iniciarem as discussões com o público.
Depois disso, a festa tomará conta da Área Experimental e as colheitadeiras da New Holland farão a tradicional colheita simbólica da soja.
Lembrando que as inscrições para participar do evento já estão abertas e são gratuitas. O Canal Rural fará a transmissão ao vivo e completa do evento do dia 19 de janeiro.
Fonte: Projeto Soja Brasil