Acontece na próxima terça-feira (8/5), às 20h, em Brasília, a posse da diretoria eleita da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) para o biênio 2018/2020. Quem assumirá a entidade é o produtor rural Bartolomeu Braz Pereira, que atualmente é vice-presidente da Aprosoja Brasil e presidente da Aprosoja Goiás.
Vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Bartolomeu vai substituir o produtor rural Marcos da Rosa, que também ocupa um dos segundo vice-presidentes da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
Bartolomeu Braz Pereira assume em um momento de crescimento da entidade e pretende dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, atuando principalmente para garantir o aumento da rentabilidade do produtor e viabilizar produtores a produção.
“Teremos continuar trabalhando por uma política agrícola baseadas na segurança de termos um seguro para o produto ter sustentabilidade no negócio. Depois dessa política formada, precisamos ter crédito e juros compatíveis. Alguns dos desafios da porteira para fora são logística, desburocratização e a constante busca de novos mercados”, afirma.
O mandato de Marcos da Rosa foi marcado, entre outros pontos, pelo crescimento institucional da associação, com a criação da Aprosoja em São Paulo e Minas Gerais, além da reestruturação da entidade na Bahia.
A Aprosoja Brasil foi criada em 11 de março de 1990 e representa mais de 96% dos sojicultores brasileiros. A entidade está presente em 16 estados (RS, SC, PR, MS, MT, SP, MG, GO, TO, PI, BA, MA, AP, PA, RO e RO).