O município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado da Bahia, sediou pela primeira vez a Abertura Nacional da Colheita da Soja da Safra 2021/2021, nesta quinta-feira (4.2). O evento é considerado um dos principais acontecimentos anuais da sojicultura brasileira e faz parte do Projeto Soja Brasil, uma parceria entre Aprosoja Brasil e Canal Rural que está em seu nono ano.
O evento foi realizado na área que pertence à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), dentro do complexo da Bahia Farm Show. Este ano, ao invés de reunir grande número de produtores e autoridades, a Abertura da Colheita teve cobertura multiplataforma, com a participação virtual de palestrantes devido às restrições provocadas pela pandemia da Covid-19.
Durante três horas foram discutidos temas importantes ao setor, como as propostas em tramitação no Congresso Nacional para a Reforma Tributária, o projeto de lei do Senado 2963/2019 que trata da compra de terras por estrangeiros, além de informações sobre o mercado de grãos e as previsões meteorológicas para os próximos meses.
O presidente da Aprosoja Bahia, Alan Juliani, agradeceu por Luís Eduardo Magalhães ter sido escolhido para sediar este grande evento. “Representamos não só o oeste da Bahia, mas o Matopiba. Mostramos a nossa qualidade e a tecnologia de produção. Este é um município, que há 30 anos não produzia nada, agora é o maior produtor de soja do Nordeste”.
Bartolomeu Braz, presidente da Aprosoja Brasil, exaltou o trabalho dos produtores que mudaram a face do oeste da Bahia. “Transformaram um solo pobre em gerador de riquezas e produção. Parabéns aos produtores e empresários que acreditaram nesta região e parabéns também aos presidentes das 16 Aprosojas estaduais que estão aqui representando os produtores rurais de todo o país e levando a eles informações importantes que discutimos em Brasília e em eventos como este”, disse.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou virtualmente da Abertura Nacional da Colheita da Soja. Em discurso aos produtores rurais de todo o Brasil, ela evidenciou que o cenário é de otimismo. “A soja demonstra que é o carro chefe dos nossos grãos, produzindo cada vez mais, gerando emprego e renda e usando tecnologia. A demanda mundial crescente deve continuar por mais dois anos. Temos todos os motivos para acreditar que a soja brasileira precisará continuar sendo produzida nos atuais volumes, pois a demanda mundial vai continuar crescendo”.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB/PR), enviou um recado aos produtores de soja do Brasil, colocando a entidade à disposição para lutar pelo setor no Legislativo. “Temos pautas paradas na Câmara e algumas no Senado, como regularização de faixa de fronteira, temos no governo a questão de regulamentação da questão da conectividade. Conversando com colegas e líderes do Congresso, percebemos uma sintonia muito boa entre as causas da FPA e a posição da Câmara e do Senado, com seus novos presidentes. Acredito que conseguiremos avançar tanto na regularização fundiária, defensivos agrícolas e licenciamento ambiental”.
Na ocasião, foi feito o lançamento do prêmio Personagem Soja Brasil safra 2020/2021, que anunciará os vencedores durante evento em abril. Na mesma oportunidade, Bartolomeu Braz chamou ao palco o presidente da Aprosoja Santa Catarina, Alexandre Di Domênico, para anunciar que o município catarinense de Campos Novos será sede do evento de Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2021/2022.
Veja imagens do evento:
Com informações do Projeto Soja Brasil.