O presidente da Associação dos Produtoes de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja RS), Ireneu Orth (PP-RS), tomou posse na tarde de quarta-feira (10/04) como novo senador da república. Ele substituirá o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), que iniciará tratamento de saúde.
Produtor rural, empresário e ex-prefeito do município de Tapera (RS), onde nasceu, por 18 anos, Ireneu Orth tem 73 anos e é um dos fundadores da Aprosoja RS.
No dia 23 de abril assumirá a função de 1º diretor administrativo da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Em seu primeiro discurso no cargo, prometeu dar continuidade ao trabalho do senador Heinze.
“Na bancada, buscarei fortalecer ainda mais nossas políticas de apoio aos produtores rurais, focando na sustentabilidade e na inovação tecnológica para que o Rio Grande do Sul e o Brasil continuem sendo referências na produção agrícola mundial. Na infraestrutura, darei continuidade ao trabalho pela melhoria de nossas estradas, pontes, ferrovias, hidrovias e o nosso importante e necessário segundo porto, que será construído no litoral gaúcho, no município de Arroio do Sal,” afirmou Ireneu Orth.
Vice-presidente da bancada na Casa, o senador Zequinha Marinho (Podemos – PA), elogiou o compromisso de Orth com os interesses do setor agropecuário, destacando a importância da FPA na defesa dos direitos e interesses dos agricultores e pecuaristas brasileiros.
“Orth, com toda a sua experiência no setor agrícola e sua recém-chegada ao Senado, vai trazer uma perspectiva valiosa para as discussões e decisões relacionadas à agricultura e à pecuária. Sua integração à FPA é o início de uma nova fase em sua carreira política, que pode nos ajudar ainda mais a trazer desenvolvimento para o setor agropecuário brasileiro,” disse o senador.
Conduzido à Mesa do Senado pelos senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Tereza Cristina (PP-MT) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Ireneu Orth foi empossado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Com informações da Frente Parlamentar da Agropecuária
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado