No dia 14 de maio, às 18h50, acontece a cerimônia do Prêmio Personagem Soja Brasil, diretamente da sede da Aprosoja Brasil, em Brasília (DF). O evento será transmitido ao vivo, e você pode assistir pelo link e ao vivo pela tela do canal.
Após a fase de votação, agora é hora de descobrir quem são os profissionais que marcaram o setor neste ciclo. A premiação reconhece histórias inspiradoras, de gente que faz a diferença no campo e fora dele, impulsionando o protagonismo do Brasil na produção de soja.
Indicados ao Prêmio Personagem Soja Brasil
- Alberto Schlatter, produtor em Chapadão do Sul (MS), une a tradição da família com práticas modernas no campo, investindo em tecnologias que tornam a agricultura mais eficiente, sustentável e alinhada às demandas do futuro.
- Anderson Cavenaghi, professor e doutor no Mato Grosso, é referência em proteção de plantas, com pesquisas voltadas ao controle eficaz de plantas daninhas e ao uso responsável de herbicidas, contribuindo para lavouras mais produtivas e ambientalmente seguras.
- Cecilia Czepak, pesquisadora da UFG, é destaque nacional no manejo integrado de pragas. Seu trabalho tem fortalecido práticas sustentáveis e contribuído diretamente para a sanidade das lavouras de soja em diversas regiões do país.
- Claudia D’Agostini, produtora rural em Sabáudia (PR), também está indicada ao Prêmio Personagem Soja Brasil. Ela comanda a propriedade ao lado da irmã, com foco constante em inovação, adoção de tecnologias e planejamento da sucessão familiar, garantindo continuidade e eficiência na produção.
- Julio Cezar Franchini, pesquisador da Embrapa Soja (PR), atua com manejo e conservação de solos. Seu trabalho fortalece a sustentabilidade da agricultura brasileira e promove boas práticas de uso do solo nas lavouras de soja.
- Oliverio Alves de Melo, produtor em Balsas (MA), tem papel importante no desenvolvimento agrícola do Cerrado. Com longa trajetória, integra o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira, promovendo a expansão sustentável da soja na região.
Livro celebra os 100 anos da soja no Brasil
O presidente da Feira Nacional da Soja (Fenasoja 2026), Marcos Servat, estará no evento para fazer o lançamento nacional do livro A História dos 100 anos da Soja no Brasil, lançado em dezembro, em Santa Rosa (RS), município que é reconhecido como o Berço Nacional da Soja. O livro é de autoria do jornalista Vinícius Tavares, assessor de comunicação e marketing da Aprosoja Brasil. Servat vem a Brasília acompanhado do presidente da 24ª Fenasoja, Dário Jr. Germano, e da diretora de comunicação e marketing da entidade, Zélia Savoldi.
“A obra narra a rica história da soja no Brasil, que teve seu início em Santa Rosa (RS), em 1924, quando os primeiros grãos de soja comercial foram colhidos a partir de sementes trazidas dos Estados Unidos pelo pastor Albert Lehenbauer. Por esse feito, Santa Rosa é reconhecida por Lei Federal como o Berço Nacional da Soja e foi neste solo fértil que a soja começou sua jornada há um século, transformando-se em uma das culturas mais relevantes do nosso país. Hoje, com orgulho, podemos afirmar que o Brasil é o maior produtor de soja do mundo e que essa oleaginosa tem sido um motor vital para o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, afirmou o presidente da Fenasoja 2026.
Realizada a cada dois anos desde 1966, a próxima Fenasoja acontece de 1 a 10 de maio de 2026, em Santa Rosa (RS).
Fonte: Aprosoja Brasil com informações do Projeto Soja Brasil