Os vencedores do Prêmio Personagem Soja Brasil, safra 24/25, foram anunciados durante cerimônia realizada na sede da Aprosoja Brasil, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural nesta quarta-feira (14/5). O evento reconhece produtores e pesquisadores que se destacam na última safra e valoriza tanto os avanços da pesquisa quanto o trabalho no campo. Os premiados foram divulgados em duas categorias: voto popular e júri técnico.
Vencedores do Prêmio Personagem Soja Brasil 24/25
Na categoria Pesquisador – Voto Popular, o vencedor foi Anderson Cavenaghi, um renomado professor e doutor, referência nacional em proteção de plantas. Anderson destacou a importância do reconhecimento: “É muito bom perceber que o trabalho é reconhecido. Fico feliz!”
Na categoria Produtor – Voto Popular, o vencedor foi Alberto Schlatter, produtor de Chapadão do Sul (MS), que alia a tradição familiar com práticas modernas no campo, apostando em tecnologia e sustentabilidade. Ele ressaltou a importância da união entre o produtor e a pesquisa brasileira: “Para salvar o Brasil, precisamos ser patriotas.”
Na categoria Pesquisador – Júri Técnico, o premiado foi Julio Cezar Franchini, pesquisador de Londrina (PR), reconhecido por seu trabalho no manejo e conservação do solo. “Estou muito feliz, agradeço. Isso me pegou de surpresa. Agradeço à minha família pelo apoio. É bom perceber que meu filho também quer ser pesquisador da Embrapa”, disse Julio.
Na categoria Produtor – Júri Técnico, a vencedora foi Claudia D’Agostini, produtora rural de Sabáudia (PR), que inova na gestão de sua propriedade ao lado da irmã, com foco em tecnologia e sucessão familiar. “É uma alegria muito grande. Estou no começo dessa jornada, dando continuidade ao trabalho do meu pai. Espero inspirar pessoas, principalmente mulheres no agro brasileiro”, afirmou Claudia.
Além dos vencedores, Cecilia Czepak (UFG) e Oliveiro Alves de Melo (Balsas – MA) também receberam prêmios de participação, como reconhecimento por suas contribuições significativas para o setor. Cecilia é uma referência no manejo integrado de pragas, desempenhando um papel decisivo na sanidade das lavouras em várias regiões do país.
Já Oliveiro, com sua atuação na Cooperação Nipo-Brasileira e seu papel essencial no desenvolvimento sustentável da soja no Cerrado, tem sido um grande aliado na promoção de práticas agrícolas responsáveis. Ambos foram reconhecidos por sua dedicação e impacto contínuo no agro brasileiro, mesmo não conquistando prêmios nas categorias principais.
A premiação foi prestigiada por diretores e presidentes das Aprosojas dos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí e Tocantins, que participam no dia seguinte de assembleia da Aprosoja Brasil para discussão dos temas de interesse da entidade. Também estiveram na premiação representantes da Embrapa, Embrapa Soja, entidades e empresas do setor agropecuário.
Aprosoja entrega Comenda da Soja
Além dos vencedores, a cerimônia contou com a entrega da Comenda da Soja, que foi concedida ao senador Zequinha Marinho (Podemos/PA), em reconhecimento ao trabalho político em prol do setor da soja. O parlamentar é autor do projeto de Lei da Reciprocidade, que foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado em abril.
A proposta dá ao governo brasileiro o respaldo jurídico para retaliar, se necessário, quando produtos brasileiros voltados para exportação foram alvo de ações protecionistas por parte de outros países. O texto foi construído a partir de contribuições da Aprosoja Brasil, foi relatado pela senadora Teresa Cristina (PL/MS) e recebeu amplo apoio do Legislativo e do Executivo. A homenagem foi entregue ao presidente da Aprosoja RS, e senador suplente, Ireneu Orth, na ausência do parlamentar paraense.
Fenasoja lança livro
O presidente da Feira Nacional da Soja (Fenasoja 2026), Marcos Servat, fez na ocasião o lançamento nacional do livro A História dos 100 anos da Soja no Brasil, lançado em dezembro, em Santa Rosa (RS), município que é reconhecido como o Berço Nacional da Soja. O livro é de autoria do jornalista Vinícius Tavares, assessor de comunicação e marketing da Aprosoja Brasil, será lançado durante o prêmio Personagem Soja Brasil, realizado na sede da Aprosoja Brasil e do Canal Rural. Servat veio a Brasília acompanhado do presidente da Fenasoja 2024, Dário Jr. Germano, e da diretora de comunicação e marketing da entidade, Zélia Savoldi.
“A obra narra a rica história da soja no Brasil, que teve seu início em Santa Rosa (RS), em 1924, quando os primeiros grãos de soja comercial foram colhidos a partir de sementes trazidas dos Estados Unidos pelo pastor Albert Lehenbauer. Por esse feito, Santa Rosa é reconhecida por Lei Federal como o Berço Nacional da Soja e foi neste solo fértil que a soja começou sua jornada há um século, transformando-se em uma das culturas mais relevantes do nosso país. Hoje, com orgulho, podemos afirmar que o Brasil é o maior produtor de soja do mundo e que essa oleaginosa tem sido um motor vital para o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, afirmou o presidente da Fenasoja 2026.
Fonte: Com informações do Projeto Soja Brasil