A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) aposta na modernização da legislação brasileira relativa aos insumos como forma de aumentar competitividade do setor de soja. Foi a mensagem apresentada pelo diretor executivo da entidade, Fabrício Rosa, que participou nesta quinta-feira (29/5), em Brasília, do Workshop Panorama Político do Agronegócio.
Promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), o evento reúne produtores de sementes e representantes de entidades do setor para tratar das principais tendências e desafios do mercado.
Fundadora do Instituto Pensar Agro, a Aprosoja Brasil atuou junto aos parlamentares e demais entidades do Instituto e alcançou grandes vitórias, como a aprovação da nova lei de defensivos, lei de bioinsumos e agora defende a atualização da lei de Proteção de Cultivares (Lei nº 9.456/97), que regula o direito de propriedades sobre sementes e mudas.
“A modernização dessa Lei, na nossa visão, visa garantir o direito de quem investe em genética de sementes, para incentivar novas empresas. No futuro teremos a edição gênica chegando, e atualizar a Lei é essencial para garantir investimentos nesta área no Brasil”, afirmou Fabrício Rosa.
Na oportunidade, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), falando por vídeoconferência, destacou que a bancada segue na defesa das principais pautas de interesses do setor de produção de sementes de soja, entre elas a demarcação de terras indígenas, crédito rural e Plano Safra, licenciamento ambiental e outros.
O presidente da Abrass, André Schwening, reforçou a importância da união das entidades para alcançar conquistas significavas à cadeia produtiva e destacou o trabalho conjunto com deputados e senadores da FPA.
Aprosoja Brasil com informações da Abrass