O presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto; o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz; e diversas lideranças do agro, militares e deputados estaduais e federais, como o presidente da Faeg e dep. fed. José Mário Schreiner, participaram da inauguração do Batalhão da Polícia Militar Rural (BPM Rural), em Goiânia, na última segunda-feira (22). A cerimônia também marcou a entrega do Batalhão ao comando do tenente coronel Daniel Moreira Galvão.
O Batalhão está sediado na antiga estação ferroviária de Campinas, local que foi revitalizado com recursos do Fundepec (Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás) e resulta do trabalho conjunto do Conselho de Segurança Rural de Goiás (Conseg-Rural), que tem participação da Aprosoja-GO; do Sistema Faeg/Senar e Sindicatos Rurais; do Governo de Goiás e das secretarias de Agricultura e de Segurança Pública.
Dentro do BPM Rural funciona o Centro de Comando e Controle Rural, que monitora em tempo real as fazendas e viaturas da patrulha rural, possibilitando maior agilidade ao trabalho da polícia. O Programa Patrulha Rural Georreferenciada está sendo ampliado, com visitas dos policiais às propriedades para cadastramento dos produtores, trabalhadores, maquinário, marca de gado e sua localização georreferenciada.
Segundo o governador Ronaldo Caiado, mais de 13 mil propriedades estão cadastradas no programa e há cerca de 100 viaturas em circulação pela zona rural do Estado. Ele agradeceu o trabalho da polícia e das entidades parceiras na estruturação do Batalhão e contou que esse modelo de atuação está sendo referência no Brasil e até para outros países, como Colômbia e Japão.
O governador também frisou a necessidade de apoio financeiro de Sindicatos Rurais, cooperativas e entidades do agro para ampliar a frota de camionetes e melhorar a estrutura para conseguir atender os 246 municípios goianos. “Aproveitando a presença da Aprosoja, quero pedir a contribuição também dos produtores de soja de Goiás para a compra de drones, de mais patrulhas e de mais pessoal para conseguirmos fazer o georreferenciamento no maior número de propriedades do Estado”, cobrou publicamente.
“Vamos levar segurança ao campo e fazer um combate inteligente da criminalidade de Goiás. Nos ajudem, ajudem nossas polícias para que possamos ter a estrutura necessária para rodar todo o Estado e mostrar aquilo que prometi desde minha campanha eleitoral: ou o bandido muda de profissão ou muda de Goiás”, ressaltou o governador, citando, por exemplo, que 112 quadrilhas relacionadas a crimes rurais já foram desarticuladas no Estado desde o início do ano.
Durante o evento foi divulgado um número de celular específico para a denúncia de crimes rurais e repasse de informações para a prevenção e repressão a tais crimes. O Disk Denúncia Rural é (62) 9 9631-4340.
Parabéns pelo artigo,adorei!