A unidade dos agricultores brasileiros foi a tônica dos discursos durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), ocorrida na noite desta terça-feira (22), em Brasília. Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Moreira Mendes, destacou a força e representatividade da Aprosoja que, segundo ele, junto com outras entidades é co-responsável pela atual organização e conquistas alcançadas pela FPA e os produtores brasileiros.
Eleito nesta terça-feira presidente para o próximo biênio da Frente, o deputado federal Homero Pereira afirmou que a Aprosoja é considerada atualmente um dos melhores exemplos de organização dos produtores no Brasil e representa o que ele considerou o que gostaria que houvesse com todos os produtos da agricultura: uma organização profissional.
“A Aprosoja se organiza através do produto, não através do produtor. Tem mostrado, naquilo que lhe compete, sua importância brigando por novos mercados, fazendo o marketing da soja, qualificando os produtores, fazendo prospecção de mercado, interagindo institucionalmente seja com outras entidades, seja com o parlamento. Sem dúvidas é uma entidade que tem dignificado seus associados”, afirmou o deputado.
Presidente reeleito para mais dois anos à frente da entidade, o produtor rural Glauber Silveira, revelou que a meta da diretoria é chegar ao término do mandato com o dobro de associações constituídas no Brasil. Atualmente são sete Aprosoja criadas.
“Agradeço a todos os produtores que têm somado esforços para essa unidade e lembro que já representamos 60% da produção de soja. E, com certeza, quando eu estiver entregando este cargo estaremos entregando com 14 entidades estaduais”, disse o presidente da Aprosoja Brasil, aplaudido por cerca de 200 convidados dentre eles 50 parlamentares, na solenidade de posse.
Silveira lembrou que um dos maiores desafios do produtor de soja é a comunicação, pois, segundo ele, o Brasil está passando por grandes oportunidades no setor com uma demanda crescente por alimentos, no entanto, ainda é preciso que isso chegue de forma clara à sociedade.
Presidentes das sete associações de produtores de soja foram empossados, ao lado de conselheiros, delegados e suplentes que atuarão no biênio 2012/2014.
Homenagem – O presidente do Sistema Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), Rui Prado, recebeu das mãos de Glauber Silveira o troféu “O Cultivador”, um reconhecimento às pessoas que contribuem para o desenvolvimento da agricultura nacional. A entrega foi feita durante a solenidade de posse da nova diretoria da Aprosoja Brasil.
Prado atuou como presidente da Aprosoja Brasil no triênio 2007/2010.
Atualmente, além de presidente do Sistema Famato, ele preside a Câmara Setorial da Soja, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Comitê Assessor Externo (CAE), da Embrapa Soja de Londrina-PR, o Conselho Deliberativo do Senar Nacional e é membro titular do Conselho Deliberativo do Sebrae-MT.