Ascom Aprosoja Brasil
A maior expedição por lavouras de soja já realizada no país vai começar na segunda, dia 29, para acompanhar uma safra histórica. Até março, duas caminhonetes do Projeto Soja Brasil irão percorrer 11 Estados brasileiros, cerca de 25 mil quilômetros, conferindo o desenvolvimento das lavouras do plantio à colheita do grão, estimada em 82,2 milhões de toneladas pela Safras & Mercado. O telespectador poderá acompanhar o trajeto nos programas Bom Dia Campo, Mercado & Cia e Rural Notícias.
A expedição será dividida em quatro rotas. Na primeira rota, os participantes saem de Rondônia e percorrem Mato Grosso e Goiás. Neste trecho, estarão presentes representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar -MT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O superintendente do Senar-MT, Thiago Matosinho Correa, explica que acompanhar o plantio, o desenvolvimento e a cultura da soja é de suma importância. Segundo ele, é importante também para mostrar os treinamentos realizados pela entidade.
As equipes passarão por locais onde estaremos realizando diversas intervenções com o produtor, ensinando-o a aplicar produtos, operar máquinas e evitar perdas.
O agrônomo Áureo Lantmann também fará uma consultoria técnica a quem assiste ou participa da expedição. O pesquisador pretende aplicar muitas das experiências desenvolvidas na Embrapa Soja em Londrina (PR) para que o produtor e o telespectador possam ter suas dúvidas esclarecidas.
Na primeira rota, a expedição começará em Vilhena (RO), apontada como a nova fronteira de plantio de soja – por ser rota de escoamento da safra para o Norte do país. Logo depois, o destino é o maior Estado produtor de soja do país. Mato Grosso terá 13 municípios percorridos que se destacam por vários fatores.
A cidade de Campos de Júlio foi a primeira no Brasil a receber uma usina de etanol de milho. Sapezal é a região dos grandes produtores. Já Diamantino é considerada o berço da soja em Mato Grosso e abriga áreas de produção de soja em terras indígenas. Ipiranga do Norte tem o maior assentamento de reforma agrária da América Latina.
Em Goiás, os municípios visitados serão Mineiros, Jataí e Rio Verde, onde a integração de soja e cana será um dos focos. Nas demais etapas, a expedição percorre os Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Brasília, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao total, serão cerca de 25 mil quilômetros percorridos até março.
A expedição já teve uma prévia nos Estados Unidos em setembro, quando a equipe de jornalismo do Canal Rural, acompanhada de representantes da Aprosoja Brasil, passou pela chamada Corn Belt, região de referência na produção de grãos nos Estados Unidos.
No portal RuralBR, o internauta pode conferir o conteúdo do site Projeto Soja Brasil e acessar a localização dos integrantes, fotos, vídeos e blogs. É possível viajar pelo mundo da soja, acompanhando também as postagens diárias no facebook do Projeto.
O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, do Senar Mato Grosso e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Mato Grosso do Sul e do Senar Goiás. Tem o patrocínio de BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.
(Com Canal Rural)
Parabéns pelo artigo,adorei!