Ascom Aprosoja Brasil
A expedição Soja Brasil está em Mato Grosso. No Estado, os produtores rurais estão preocupados. Metade da área de soja para esta safra foi plantada, mas ainda chove pouco. Para evitar maiores problemas provocados pelo clima, produtores da região mudam suas rotinas e acompanham mais de perto as lavouras.
Uma rotina diária dos produtores é visitar a lavoura e observar em detalhes como anda o desenvolvimento dos pés de soja. O regime de chuva ainda é bastante irregular, e em algumas fazendas do Oeste de Mato Grosso já virou motivo de preocupação. O produtor rural Ademir Rostirolla vai plantar 1,5 mil hectares nesta safra. Só em uma fazenda em Campos de Júlio serão 800 hectares de soja convencional. Dessa área, 50% está semeada.
Um talhão foi uma das primeiras partes da lavoura a ser plantada. As plantas estão com 10 dias de germinação. O produtor optou em começar o plantio um pouco mais tarde, justamente para evitar problemas como a falta de chuva.
O consultor do Projeto Soja Brasil, o engenheiro agrônomo Áureo Lantmann, avaliou a lavoura. Por enquanto, nada anormal, apenas algumas invasoras que começam a despontar. Agora é olhar para o céu e torcer para que a chuva venha o quanto antes.
Soja Brasil – O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, do Senar Mato Grosso e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Mato Grosso do Sul e do Senar Goiás. Tem o patrocínio de BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.
Texto: Olmir Cividini/Especial Soja Brasil/Canal Rural
Edição: Karoline Garcia