A partir desta semana até o dia 17 de julho, a expedição do Projeto Soja Brasil retorna aos Estados Unidos para visitar o Corn Belt, a maior região produtora de soja do país, e verificar o andamento da safra do grão em visitas às lavouras dos estados de Missouri, Illinois, Iowa, Minnesota, Dakota do Sul e Nebraska. “As informações que vamos colher e trazer são uma ferramenta importante para o planejamento do produtor brasileiro”, avalia Glauber Silveira, presidente da Aprosoja Brasil – Associação Brasileira dos Produtores de Soja. “Acompanhar o andamento das lavouras dos EUA é essencial para entender em que patamares de preços a soja e o milho podem chegar. E isso interfere na renda dos produtores no Brasil”, completa Fabrício Rosa, diretor-executivo da entidade. “Gestão e seguro são algumas das vantagens que os produtores de soja dos Estados Unidos têm em relação aos brasileiros”, diz Silveira, ao comentar o levantamento feito na primeira edição do Projeto Soja Brasil no ano passado. Em setembro, representantes do Canal Rural e da Aprosoja Brasil visitaram o país, percorrendo cinco Estados – Illinois, Missouri, Kansas, Nebraska e Iowa – do Corn Belt. O grupo acompanhou de perto o efeito da maior seca dos últimos anos nas lavouras do Meio-Oeste norte-americano e conversou com produtores que tiveram perdas nas plantações de milho e soja.
Os Estados Unidos voltaram a sofrer nesta safra (2013/2014), agora com excesso de chuvas que atrapalhou o plantio de soja e de milho, concluído com atraso em relação a anos anteriores. Apesar disso, grande parte das lavouras apresenta boas condições, segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Glauber Silveira faz parte da expedição do Projeto Soja Brasil nos Estados Unidos, que também é integrada pelo consultor Ricardo Arioli Silva e pelo diretor da Aprosoja-MT Naildo da Silva Lopes , além dos repórteres Ricardo Cunha e Pedro Silvestre , do Canal Rural.
Diariamente, o telespectador poderá acompanhar a viagem da equipe pelos Estados Unidos nos telejornais “Bom Dia Campo” (7h), “Mercado & Cia” (12h20min), e “Rural Notícias” (19h). Na internet, basta acessar o site especial (www.projetosojabrasil.com.br), a página do projeto no Facebook (facebook.com/projetosojabrasil) ou, ainda, seguir o perfil no Twitter (www.twitter.com/sojabrasil).
O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, nesta edição, com a consultoria agroeconômica do Instituto de Pesquisas Safras & Mercado. O patrocínio do projeto é das empresas BASF, Mitsubishi Motors e New Holland, com o apoio de Yara Brasil.
Sobre o Canal Rural
O Canal Rural é a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além da TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010), a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio. Lançado em 1996, o Canal Rural leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo País e aos “produtores de milhões”, que garantem ao setor participação de aproximadamente 25% no PIB brasileiro.
Fonte: Site Surgiu