Mais alguns dias de calor e tempo seco nos EUA. Nossa última visita nesse final de semana foi no estado de Kansas e os termômetros não baixaram dos 33 graus. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), até a segunda-feira (18), 41% das lavouras de milho estavam em condições boas e excelentes e as lavouras de soja atingiram 61%.
Como pudemos comprovar andando por algumas fazendas do estado é que o desenvolvimento das duas culturas é bastante irregular. Algumas espigas de milho com falhas na formação dos grãos e outras com boas produtividades. A soja também encontra os mesmos problemas. Mas apesar do calor intenso na região, os produtores comentaram que esperam uma boa safra. Ontem pela manhã, inclusive, havia chovido cerca de 10 mm naquela manhã. Nas palavras dele, “este ano não foi tão ruim. Temos problemas, claro, mas de uma maneira geral vamos ter médias razoáveis”.
Algumas curiosidades durante nossa passagem pelo estado é que existe um grande número de áreas sem plantio de soja ou milho. De acordo com produtores da região, grande parte dessas áreas foram semeadas na safra passada com outras culturas como trigo e alfafa
.
Outra curiosidade é que de acordo com o relatório do USDA, muitas áreas mais baixas do estado sofreram com o excesso de chuva. Mas a maioria, assim como foi visto nos outros estados, o solo estava bastante seco. E nas áreas que está faltando chuva e as condições não são tão boas, os produtores estão aplicando pesticidas e preparando os campos para o plantio de trigo de inverno.
Neste domingo partimos para o Missouri. Acompanhe todas as informações no facebook e também na página da Aprosoja Brasil.