O momento mais esperado do evento de Lançamento do Plantio da Safra de Soja 2013/14 foi a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller; do Governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa e demais autoridades que representam o setor produtivo brasileiro.
Juarez Costa, prefeito de Sinop, deu às boas vindas a todos os convidados e autoridades presentes falando da importância para a cidade em receber eventos como o Fórum Soja Brasil para a cidade e para o Estado de Mato Grosso. Em seguida foi a vez da diretora-executiva da Embrapa, Vânia Beatriz Rodrigues Castiglioni, ressaltar o papel essencial da Embrapa e do seu trabalho de pesquisa para o desenvolvimento da agricultura. Rui Prado, presidente do Conselho Deliberativo do Senar-MT, e Carlos Fávaro, presidente da Aprosoja-MT foram enfáticos ao afirmar o papel fundamental da agricultura no crescimento do PIB brasileiro, mas que o país ainda precisa avançar muito. “A agricultura gera renda e oportunidade. Sempre vamos ter problemas com novas pragas. A pesquisa aponta as soluções, mas o Governo precisa fazer a parte dele”, afirma Fávaro.
Glauber Silveira, presidente da Aprosoja Brasil, falou da necessidade de se liberar novas moléculas para o controle de pragas e doenças e também destacou o poder do agronegócio brasileiro. “O governo e os brasileiros estão começando a enxergar o valor da agricultura. Há 10 anos não poderíamos imaginar que teríamos a presença de um Ministro da Casa Civil prestigiando os produtores”. O senador Blairo Maggi reiterou que os avanços precisam acontecer e destacou a necessidade de o Mato Grosso se tornar também um grande produtor de combustível. “Se não buscarmos alternativas para o excedente de milho que produzimos toda safra teremos muitos problemas”.
Neri Geller aproveitou a ocasião e pontuou uma série de investimentos que o Governo Federal está fazendo para melhorar o setor produtivo. “Estamos discutindo na base o que os produtores necessitam”. Silval Barbosa também destacou a necessidade de dar competitividade aos produtores através da melhoria na infra-estrutura de logística.
Por fim foi a vez da Ministra da Casa-Civil, Gleisi Hoffmann, falar aos mais de 500 presentes no evento. “Precisamos valorizar o poder da agricultura que representa 23% do PIB e sustenta a balança comercial brasileira. Mas o Governo está fazendo seu papel. Foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 25 de setembro uma medida provisória que autoriza o uso emergencial de defensivos agrícolas para o controle da Helicoverpa, mas ainda precisa da aprovação do Senado Federal. Também foi liberado um dos fungicidas para combater a ferrugem asiática”. Hoffmann também falou dos investimentos que são prioridade para o Governo especialmente o crescimento das ferrovias, hidrovias e outras alternativas para o escoamento da safra de grãos. “Vamos reduzir o custo de transporte e dar mais competividade para o Mato Grosso, o Centro-Oeste e para o Brasil”.
O evento terminou com o plantio simbólico realizado na área experimental da Embrapa.