A primeira semana da Expedição do Soja Brasil foi encerrada nos municípios de Vera e Sorriso, no médio-norte de Mato Grosso.
A helicoverpa foi encontrada em 100% das propriedades de Vera (MT), onde a equipe do projeto Soja Brasil chegou na sexta, dia 01. Antônio Galvan, presidente do Sindicato Rural de Sinop, afirma que os procedimentos a serem tomados não vão chegar nas mãos dos produtores nesta safra, pois o excesso de burocracia para a importação do produto vai levar mais tempo que o desejado.
Segundo o consultor técnico da Expedição, Áureo Lantmann, o manejo integrado de pragas é muito importante para combater a lagarta. Rafael Bilibio, delegado da Aprosoja-MT, conta que os produtores estão usando várias técnicas para tentar controlar a praga.
http://sojabrasil.ruralbr.com.br/noticia/2013/11/lagarta-helicoverpa-esta-presente-em-100-das-propriedades-de-vera-em-mato-grosso-4320233.html
Em Sorriso, maior produtor de grãos do país, a preocupação com a lagarta também é grande. O programa Mercado & Cia abordou o problema da helicoverpa que ainda está controlado na região pois a soja em desenvolvimento inicial permite uma ação mais efetiva dos defensivos. Outro ponto bastante interessante abordado é a mobilização do setor produtivo para criar a primeira vara especializada em agronegócio.
http://videos.ruralbr.com.br/canalrural/video/mercado-e-companhia/2013/11/expedicao-soja-brasil-chega-sorriso/48327/