A Expedição Soja Brasil encerrou a etapa Mato Grosso nos municípios de Canarana e Querência com chave de ouro. As duas regiões também fazem parte da nova fronteira agrícola do Estado e têm um crescimento significativo da produção agrícola em áreas de pastagem degradada.
Em Canarana, os produtores estão bastante otimistas com a pavimentação das principais rodovias usadas para escoar a safra de grãos da região. Além da melhoria das vias de escoamento que reduzem o custo de frete, a construção de novos armazéns também facilitam a vida do produtor.
Segundo Marcos da Rosa, vice-presidente da Famato (Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso), a produção de grãos da região do Araguaia pode chegar a 4 milhões de hectares sem a necessidade de abertura de novas áreas. Esse crescimento vai se dar especialmente em áreas de pastagem degradada. Para acompanhar todo esse crescimento, ele acredita na urgência de mais investimentos na infra-estrutura da região. Assista a entrevista.
Para finalizar a rota Mato Grosso, a expedição fechou a semana no município de Querência. A região se destaca pelas grandes áreas e também pelo grande avanço do plantio de soja em áreas de pastagem degradada. Mas, segundo o vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso na região Leste, com a mudança da lei ambiental várias áreas foram embargadas para que as propriedades consigam se adequar às exigências dos órgãos ambientais.
http://videos.ruralbr.com.br/canalrural/video/mercado-e-companhia/2013/11/querencia-propriedades-sofrem-com-embargos-ibama/49492/