Na última terça-feira (12/11), a Câmara Setorial da Soja reuniu no Ministério da Agricultura (Mapa) com empresas e entidades para colocar em pauta assuntos referentes à oleaginosa. Durante o encontro foi nomeado o novo presidente do fórum, Glauber Silveira, que entrou no lugar de Rui Prado. Silveira vai acumular o cargo de presidente da Aprosoja Brasil e o da Câmara. O novo representante do setor garante que durante os 4 anos de mandato da Câmara quer trabalhar com afinco as dificuldades dos produtores. “Quero levar os assuntos de interesse dos agricultores de soja para o governo, chamar atenção para nossa categoria. Nos produtores temos que estar cada vez mais articulados para lutarmos pelos interesses da classe e conseguimos produzir com sustentabilidade”, destacou Glauber Silveira.
Também estiveram presentes no evento o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Deputado Heinze e deputado Valdir Colatto. Todos os participantes mostraram interesse em trabalhar as causas do setor e priorizaram os problemas que a lagarta Helicoverpa Armigera está causando nas lavouras de todo o país.
Aproveitando o encontro da Câmara, representantes da Embrapa foram à reunião falar sobre projetos e parcerias futuras para combater as pragas dentro das produções.
Durante a reunião da Câmara, também foi debatido o preço da produção. “A safara 2013/2014 está sendo uma das mais caras” é o que disse Silveira. “Se o custo continuar assim, vai ficar complicado para o produtor conseguir sua rentabilidade”, afirmou Glauber no encontro da Câmara.