O Consórcio Fitossanitário dos Cerrados do Piauí e Aprosoja-PI, junto com Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), SFA/MAPA-PI e EMBRAPA Meio Norte, vão promover no próximo dia 10/12, reunião para elaboração do Programa de Supressão da praga Helicoverpa Armigera – iniciativa do Programa Fitossanitário dos Cerrados Piauiense. Para os interessados, o evento será no auditório da UFPI de URUÇUÍ, às 8h30.
Os trabalho terá como base o programa lançado pela Embrapa BR e o Programa Fitossanitário da Bahia, ambos são os que mais se assemelham com as particularidades do estado do Piauí. A ideia da iniciativa é elaborar um programa que atenda toda região dos Cerrados do Piauí, atingindo as lavouras mecanizadas (que fazem parte do agronegócio) como, soja, milho, algodão, feijão, arroz, sorgo, as culturas da safrinha e também a agricultura familiar (como as lavouras de vazante, feijão, tomate, melancia).
No programa será debatido também a questão do vazio sanitário, calendário de plantio e destruição de restos culturais das lavouras (período normal como das lavouras de safrinha) e ainda a definição de área de refúgio por cultura. Para o um dos delegads da Aprosoja Brasil, Luiz Quirino Peteck o evento é de grande importância. “O objetivo do programa é deixar as práticas bem definidas e claras, tanto para os órgãos fiscalizadores como para os produtores, garantindo assim mais segurança e sustentabilidade na produção”, afirma Peteck, que está a frente do Consórcio Fitossanitário dos Cerrados do Piauí.
Para os produtores o Consórcio é uma maneira de se atentar, e adquirir informação sobre todas as particularidades dos tema fitossanitário. Desta forma, o agricultor estará seguros para utilizar as melhores práticas possíveis para enfrentar as pragas (principalmente a Lagarta Helicoverpa armigera) e sem o receio de punições por parte dos Órgãos fiscalizadores, afinal a elaboração do programa, é realizada em conjunto e com o foco na agricultura sustentável.
Para tratar do tema estarão presentes: ADAPI, SFA/MAPA-PI, EMBRAPA MEIO NORTE, SENAR, UFPI, APIPA, APROSOJA-PI, Associações de Produtores, Presidentes de Sindicatos de produtores e Cooperativa, Secretários de Agricultura Municipais, Pesquisadores regionais, Técnicos, Gerentes de Fazendas e PRODUTORES. O especialista em Tomate, Dr. Leonardo da Fonte e o Professor Hassan Bolkan, especialista em Fitossanidade no mundo e consultor da FAO, também estarão presentes