O Projeto Soja Brasil iniciou sua expedição para acompanhar o desenvolvimento da safra de soja 2013/14 em Rondônia no dia 27 de outubro de 2013. Depois de percorrer todo o país a bordo de duas caminhonetes, a equipe de jornalistas e especialistas viu de perto o trabalho diário dos produtores brasileiros, mesmo com todas as adversidades, para garantir uma boa safra e os resultados começam a ser colhidos nesse momento. A expectativa de colheita é de 90,94 milhões de toneladas no país, com um aumento de 9,6% em relação a 2012/2013, conforme dados de Safras & Mercado.
Nos dia 31 de janeiro e 1º, de fevereiro, em Quarto Centenário (PR), o Projeto Soja Brasil vai abrir oficialmente a colheita nacional da safra de soja 2013/14. Em sua segunda edição, o evento vai contar com a participação de autoridades políticas como o Secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller, o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Soja (Aprosoja), Glauber Silveira e Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo do movimento Pró-Logística. A solenidade também vai reunir O evento vai reunir produtores, pesquisadores, líderes e autoridades do agronegócio brasileiro. “A colheita da soja neste ano traz a expectativa de mais uma quebra dos recordes de produção e de exportação, e o Paraná se destaca como Estado de maior rendimento, se credenciando como um excelente anfitrião para este evento”, reitera Fabrício Rosa, diretor-executivo da Aprosoja Brasil.
Painel de discussões
Além de promover o debate sobre o desempenho da safra de soja, no dia 31 o evento também vai contar com a participação de Flávio França, consultor associado da Safras & Mercado e representantes das indústrias de insumos e máquinas no painel sobre os “Cenários de mercado e perspectivas da Indústria”. E claro que não poderia ficar de fora a discussão sobre um dos temas mais comentados durante a viagem da expedição pelas estradas do Brasil: a deficitária infraestrutura logística brasileira.
O panorama oficial sobre a produção será apresentado pelo secretário de Política Agrícola, Neri Geller. Também participam do painel o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, Glauber Silveira e o deputado federal Valdir Colatto (PSDB-SC).
Solenidade oficial
A cerimônia que abre oficialmente a colheita da safra de soja 2013/2014 acontece na manhã de sábado, dia 1°, a partir das 9h30. A série de eventos será encerrada com um almoço no mesmo local da solenidade, aberto a todos os convidados.
A abertura da colheita é uma realização da Aprosoja Brasil e do Canal Rural com coordenação técnica da Embrapa, consultoria de Safras & Mercado e apoio local da Aprosoja Paraná e das prefeituras municipais de Goioerê e Quarto Centenário. O patrocínio é de Basf, Intacta, Mitsubishi Motors e New Holland, com apoio de Yara Brasil Fertilizantes.
Confira a programação:
Dia 31 de janeiro, sexta-feira
14h: Abertura, com o presidente da Aprosoja Paraná, José Eduardo Sismeiro
14h30min: Painel “Cenários de mercado e perspectivas da indústria”, com o consultor associado de Safras & Mercado, Flávio França Júnior, e representantes de indústrias de insumos e máquinas
16h30min: Fórum Soja Brasil “Logística da Safra 2013/2014 – Grandes desafios e poucos avanços”, com o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, o presidente da Aprosoja Paraná, José Eduardo Sismeiro, o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, o deputado federal Valdir Colatto (PSDB/SC) e o diretor-presidente da Macrologística Consultoria, Renato Casali Pavan.
Dia 1º de fevereiro, sábado
9h30min: Solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Safra de Soja 2013/2014
12h: Almoço de encerramento
Informações para a imprensa
Andrea Côrtes
Jornalista
(61) 9955-3814
projetosojabrasil@gmail.com